Notícias

Guarda Municipal participa de Campanha Estadual pelo Desarmamento nesta sexta

Publicada em 27/11/2015, às 11h33 | Atualizada em 27/11/2015, às 16h00

Por Vinícius Yungtay, com edição de SEGOV/SUB-COM


Wilbert Suave
Tenta armada na Praça Costa Pereira - Campanha do Desarmamento
Guarda Municipal aderiu à Campanha Estadual pelo Desarmamento
Wilbert Suave
Homem quebrando arma com machado e bigorna
Armas estão sendo descartadas na praça Costa Pereira, no Centro

A Guarda Civil Municipal de Vitória participa, nesta sexta-feira (27), da Campanha Itinerante de Desarmamento, na praça Costa Pereira, no Centro. A ação, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e de Defesa Social (Sesp), prossegue até as 16 horas. No local, a população poderá fazer a entrega voluntária de armas.

A iniciativa faz parte da Campanha Estadual pelo Desarmamento, e os agentes de proteção comunitária da Guarda presentes também estão sendo treinados pela Sesp para se tornarem multiplicadores, podendo, no futuro, criar postos municipais de recolhimento de armas.

A mesma ação integrada entre a Sesp e a Guarda será repetida nas duas próximas sextas-feiras (4 e 11 de dezembro), na praça Costa Pereira, das 9 às 16 horas. As armas que forem entregues no local serão inutilizadas na própria tenda, com o auxílio de uma marreta de ferro.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, participou da ação e espera que os moradores da cidade contribuam com a campanha. "A entrega das armas é muito importante para a segurança do município e para o fortalecimento da cultura da paz. A retirada de armamento das ruas significa menos mortes, e, com isso, conseguiremos manter a queda que temos registrado nos índices de homicídios", ressaltou Fronzio.

Indenização

A entrega é indenizada com o valor que pode variar de R$ 150,00 a R$ 450,00, conforme a arma de fogo, sendo liberado para saque 48 horas após a entrega, ficando disponível por um período de 30 dias. O cidadão recebe um protocolo para realizar o saque em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, quem entrega o armamento não é identificado.

As pessoas que quiserem saber mais sobre a campanha e como entregar sua arma podem obter mais informações no site.


Voltar ao topo da página