Notícias

Guarda Municipal de Vitória tem papel estratégico para melhorar o trânsito

Publicada em 05/01/2018, às 16h14

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Guarda Municipal de Trânsito
Agentes ajudam a garantir a fluidez no trânsito nos principais corredores viários de Vitória

A Guarda Civil Municipal de Vitória conta com 185 agentes de trânsito atuando na fiscalização e na operação dos principais corredores viários, orientando motoristas e pedestres em eventos, interdições e obras. O trabalho visa garantir a fluidez e a segurança no trânsito.

A Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito (GOFT) ainda atua na Operação Escola e ajuda a monitorar carretas e transporte clandestino de passageiros na capital. O órgão ainda conta com batedores e ajuda no apoio à realização da Rua de Lazer e ciclofaixas.

Outra função é fiscalizar veículos abandonados e carros estacionados irregularmente no rotativo. Nos horários de pico, eles atuam nas principais avenidas para evitar retenções. 

"É indiscutível a relevância do trabalho de operar o trânsito de uma cidade. Os agentes de trânsito têm como missão oferecer ao cidadão condições de se deslocar com segurança e conforto, garantindo a qualidade de vida de toda a população", apontou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira.

"Estamos sempre a postos para garantir mais segurança para os pedestres e para os motoristas. Além disso, trabalhamos no planejamento de ações de forma integrada com outras secretarias de Vitória e outras forças de segurança para que a cidade sempre tenha um trânsito organizado", apontou o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Perozini.

Atuação

Yuri Barichivich
Guarda Civil Municipal de Trânsito orientando o trânsito com o novo sinalizador
Agentes de trânsito atuam em pontos estratégicos nos horários de pico

Dando apoio à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), houve 288 ações de combate ao transporte clandestino em Vitória em 2017. Além disso, foram realizadas 684 visitas a veículos abandonados, gerando, assim, 291 autos de constatações e, consequentemente, a retirada de 42 veículos pelos proprietários e a remoção de seis veículos.

No ano passado, também foram registradas 59.254 infrações de trânsito. Dentre as principais infrações de trânsito, estão: dirigir veículo segurando, manuseando ou utilizando telefone celular, com 11.263 autos de infração lavrados; estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo, com 8.447; estacionar em local/horário proibidos pela sinalização, com 6.632; dirigir veículo usando calçado que comprometa a utilização dos pedais, com 4.314; e avançar o sinal vermelho, com 4.308.

Os moradores de Vitória também podem acionar os agentes de trânsito por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), pelo número 190, ou pelo Fala Vitória 156.

Matéria relacionada

Agentes da Guarda Municipal de Vitória previnem a violência na capital


Voltar ao topo da página