Notícias

Guarda Municipal autua motoristas que estacionam em ciclofaixas e calçadas

Publicada em 01/03/2018, às 16h54

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Guarda Municipal
Motoristas estacionados em ciclovias e ciclofaixas na Serafim Derenzi
Agente de trânsito da Guarda Municipal emite notificação para veículo estacionado sobre calçada e ciclofaixa na rodovia Serafim Derenzi
Guarda Municipal
Motoristas estacionados em ciclovias e ciclofaixas na Serafim Derenzi
Agente autua motocicleta estacionada sobre a calçada da Serafim Derenzi durante fiscalização

Com o intuito de incentivar o uso das bicicletas como meio de transporte e melhorar a mobilidade, a administração municipal tem investido na discussão e execução de projetos nessa área. Atualmente, o município possui mais de 30 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas.

Se houver carros estacionados nelas, o ciclista é obrigado a desviar para a rua ou avenida, colocando em risco sua vida. Durante fiscalização na manhã desta quinta-feira (1º) na rodovia Serafim Derenzi, na Grande São Pedro, os agentes da Guarda Civil Municipal autuaram 15 automóveis que estavam ocupando a ciclofaixa ou estacionados em cima das calçadas.

Quem estaciona sobre a ciclofaixa comete uma multa grave, no valor de R$ 195,23, com a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). "O mesmo é válido para quem estaciona sobre a calçada, atrapalhando o pedestre, que, muitas vezes, tem que utilizar a faixa destinada aos veículos para seguir. Essa também é uma infração grave, com as mesmas penalidades", apontou o gerente de Operação e Fiscalização de Trânsito, Marcelo Perozini.

"No convívio entre automóveis e bicicletas, os motoristas precisam ficar atentos a algumas regras de trânsito para evitar acidentes e penalidades", ressaltou o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira Mota.

Ônibus

Ainda existem os condutores que estacionam no ponto de ônibus, causando transtornos para quem precisa utilizar o transporte coletivo. O motorista que tem esse hábito comete uma infração média, perde quatro pontos na CNH e leva uma multa no valor de R$ 130,16.

Infrações

Em 2017, foram lavrados 59.254 Autos de Infração de Trânsito (AIT) pelos agentes da Guarda Civil Municipal. Desses, 141 foram para motoristas que estacionaram sobre ciclovia ou ciclofaixa e 15 foram para os que transitaram no local que é próprio para as bicicletas.

Em qualquer um desses casos, os moradores de Vitória podem acionar os agentes de trânsito por meio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), pelo número 190, ou pelo Fala Vitória 156.


Voltar ao topo da página