Notícias

Gripe: Dia D terá 14 postos de vacinação abertos no próximo sábado em Vitória

Publicada em 07/05/2018, às 12h21 | Atualizada em 07/05/2018, às 14h25

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação Gripe
Pessoas do grupo prioritário poderão vacinar contra a gripe em 14 unidades de saúde neste próximo sábado (12)

Neste próximo sábado (12), acontece a mobilização nacional contra a gripe. Em Vitória, 14 unidades de saúde estarão com as salas de vacinas abertas das 8 às 17 horas para receber a população do grupo prioritário que ainda não vacinou. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para o Dia D é imunizar 10 mil pessoas.

Os moradores poderão procurar as unidades de Jardim da Penha, Bairro República, Praia do Suá, Santa Luiza, Maruípe, Conquista, Ilha das Caieiras, Fonte Grande, Forte São João, Consolação, Santo Antônio, Do Quadro e Grande Vitória. Em Jardim Camburi, a imunização será na Igreja Presbiteriana, localizada na rua Carlos Delgado Guerra Pinto, nº 761. 

Para o Dia D, não será necessário realizar o agendamento online. Com isso, o cidadão pode comparecer em uma das 14 salas de vacinação portando apenas documento com foto. Para os trabalhadores de saúde e professores, será necessário comprovar sua condição. Os primeiros podem apresentar crachá, contracheque ou declaração da instituição com documento com foto.

Já os professores precisam apresentar declaração da instituição de que é professor ativo em sala de aula e documento com foto. Pessoas portadoras de doenças crônicas e não transmissíveis também são contempladas, mas precisam apresentar prescrição médica de indicação da vacina (confira os critérios clínicos)

Campanha

A campanha nacional de imunização contra a gripe teve início no dia 23 de abril e se encerra no dia 1º de junho. Após o Dia D de vacinação, novas vagas serão disponíveis no sistema, visando atingir a meta de imunização.

A meta do município é vacinar 98.985 pessoas na capital até o dia 1º de junho. Até o momento, 24.180 pessoas do grupo prioritário já foram imunizadas. A previsão para esta semana é vacinar mais 16 mil pessoas até 11 de maio.

O atendimento está disponível através do agendamento online em 28 unidades de saúde: Andorinhas, Ilha das Caieiras, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão, Forte São João, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Conquista e Itararé.

Grupo prioritário

O grupo prioritário é composto por: idosos com 60 anos ou mais; crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias); portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais; trabalhadores da Saúde; professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional.


Voltar ao topo da página