Notícias

Gripe: agendamento on-line aberto para vacinação de população em geral

Publicada em 03/06/2017, às 15h16 | Atualizada em 03/06/2017, às 16h11

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Vinícius Yungtay


Foto Divulgação
Tela do Agendamento Online
Agendamento on-line já está disponível para a vacinação contra a gripe da população em geral

O Ministério da Saúde liberou, na última sexta-feira (2), a vacinação contra o vírus Influenza (gripe) para a população em geral. Com isso, a Prefeitura de Vitória liberou 9,7 mil doses para os moradores, que já podem agendar a vacinação por meio do agendamento on-line, a partir deste sábado (3).

Em "Selecione o serviço", clique em "Saúde". Na aba ao lado, "Vacinação Influenza - População geral (manhã". Para esse público, a aplicação das vacinas acontecerá apenas no período matutino, já a partir de segunda (5).

A imunização de idosos, gestantes, crianças menores de seis meses a menores de cinco anos, puérperas (mulheres que tiveram filhos a até 45 dias), trabalhadores da saúde, doentes crônicos e professores da rede pública e privada permanece normal, também pelo agendamento on-line.

As 28 unidades de saúde com salas de vacina continuam a realizar o atendimento por meio do agendamento. Em 10 unidades, há marcação para os horários matutino e vespertino. São elas: Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Forte São João, Nova Palestina, Santo Antônio, Praia do Suá, Consolação, Santa Luiza e Fonte Grande. As demais US permanecem com o agendamento somente pela manhã.

Trivalente

A vacina contra gripe fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente e protege contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B (subtipo Brisbane).

Gripe

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

Organização

O objetivo do agendamento on-line é facilitar o acesso do grupo prioritário e ampliar a cobertura. A orientação da Semus é de que todas as unidades façam busca ativa, acolham as pessoas desse público-alvo, orientem e garantam a vacinação, evitando que o usuário tenha de retornar à unidade.

Sintomas

· Febre acima dos 39º
· Dor de cabeça intensa
· Calafrios
· Cansaço
· Tosse seca
· Dores musculares e nos olhos
· Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.


Voltar ao topo da página