Notícias

Gripe: 8 mil doses de vacina ainda disponíveis pelo agendamento online

Publicada em 15/05/2018, às 15h02 | Atualizada em 15/05/2018, às 18h42

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação Gripe
Campanha de vacinação contra a gripe acontece até 1º de junho: em Vitória, pessoas podem fazer o agendamento online

Pessoas do grupo prioritário em Vitória que até o momento não receberam a vacina contra a gripe ainda podem fazer o agendamento online para garantir a imunização em uma das 28 salas de vacinação do município. Até o momento, 61.478 pessoas foram imunizadas e 8 mil doses de vacinas ainda estão disponíveis.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar 98,8 mil pessoas do grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais, crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos há até 45 dias), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e com condições clínicas especiais, trabalhadores da Saúde, professores que atuam em sala de aula de escolas regulares e funcionários do sistema prisional.

A campanha de vacinação contra a gripe acontece até 1º de junho. Segundo a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, a vacina é a forma mais eficaz para a prevenção contra o vírus Influenza. "É importante que as pessoas façam o agendamento. A gripe pode ter complicações que podem ser evitadas com a imunização", afirmou.

Gripe

O vírus Influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral que pode levar a complicações graves e ao óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.

A vacinação é uma importante forma de prevenção, mas alguns cuidados básicos ajudam a defender o organismo de gripes e resfriados nas épocas mais frias do ano.

"No ambiente de trabalho ou em locais onde as pessoas passam muito tempo juntas, lavar as mãos deve ser uma prática constante. Algumas pequenas mudanças na rotina podem colaborar para a saúde de sua família e das pessoas com quem convivem diariamente", concluiu a secretária.


Voltar ao topo da página