Notícias

Gestores municipais participam de capacitação para o Plano de Metas

Publicada em 20/07/2018, às 17h32 | Atualizada em 21/07/2018, às 08h29

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Capacitação de gerentes de projetos da SEGES
Gerentes do Plano de Metas participaram da segunda reunião de capacitação no auditório da Sub-TI

A segunda reunião de capacitação de gerentes do Plano de Metas 2018-2020 da Prefeitura de Vitória aconteceu na tarde desta sexta-feira (20), no auditório da Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), em Bento Ferreira.

O objetivo do encontro, promovido pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), foi apresentar aos gestores das secretarias elementos de gerenciamento de projetos para que eles possam, junto a suas equipes, desenvolver as metas estabelecidas.

A reunião foi conduzida pela subsecretária de Planejamento, Gestão, Projetos e Captação de Recursos, Joseane Zoghbi, que apresentou metodologias a serem aplicadas durante a execução do plano para atingir os resultados e apresentá-los à população.

"Os gerentes têm que identificar as necessidades, estabelecer objetivos claros e palpáveis, atender às expectativas de todas as partes interessadas e balancear qualidade, escopo, tempo e custo", explicou.

Filme

Para descontrair os gerentes e mostrar de forma lúdica como são as etapas de desenvolvimento do Plano de Metas, a subsecretária apresentou um trecho do filme “Madagascar 2”.

Ela destacou uma situação em que o trabalho em equipe dos personagens foi fundamental para o desfecho positivo do projeto, mostrando como todos os envolvidos devem realizar suas tarefas e reagir às eventuais intercorrências.

Carlos Antolini
Capacitação de gerentes de projetos da SEGES
Joseane Zoghbi apresentou metodologias a serem aplicadas durante a execução do plano para atingir os resultados e apresentá-los à população

Gerentes

Para a secretária executiva da Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Ludmila Potratz, a reunião é fundamental para a execução das sete metas que a Setran tem de atingir até 2020.

"A gente precisa dessa capacitação para evoluir para as próximas etapas com segurança e transparência. As metas da Setran já fazem parte de ações desenvolvidas diariamente, mas que agora serão intensificadas a fim de atingir os objetivos do plano", avaliou.

"Estou há 16 anos na Prefeitura e lidamos com muitas situações no nosso dia a dia. Eu fiquei apaixonada por essa capacitação porque dá para ter uma ideia do que estamos fazendo, dá para entender as coisas do começo ao fim. Eu tenho muita dificuldade de analisar uma pequena parte de um projeto sem ver o todo, mas, com os dados apresentados aqui na capacitação, eu fiquei apaixonada. Quero aprender muito", disse Marivone Gonçalves, que está lotada atualmente na Setran.

Na Secretaria Municipal de Saúde (Semus), a assessora técnica Karina Daleprani Espíndula é a referência do Plano de Metas. Ela explicou que trocar experiências com os demais gerentes é importantes porque as metas acabam tendo relação com outras secretarias.

"Uma das principais metas da Semus é a redução da mortalidade infantil. Essa demanda envolve a saúde da criança após o nascimento e também o ambiente em que ela vai crescer e como a família é assistida por ações da Prefeitura. Assim, envolve questões de renda, infraestrutura, habitação, lazer e educação".

Plano de Metas

O Plano de Metas 2018-2020 é monitorado por todo o secretariado municipal e pode ser acompanhado pela população através do portal da PMV.

O objetivo é ampliar a capacidade da administração municipal em executar Programas Estruturantes e Projetos Prioritários e entregar, de forma mais rápida, resultados à sociedade. 

A gestão é realizada em conjunto com três Comitês Estratégicos, constituídos a partir do plano: Social, Eficiência da Gestão e Desenvolvimento Ambiental e Urbano. 


Voltar ao topo da página