Notícias

Gestantes de alto risco ganham aliado para reduzir mortalidade infantil

Publicada em 17/08/2018, às 13h15

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


Kadidja Fernandes
Grávida
No Centro de Especialidades as grávidas de alto risco recebem todo acompanhamento para a chegada do bebê

As gestantes que realizam acompanhamento de Pré-natal de Alto Risco no Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CME) passaram a contar no último mês com o novo Sistema de Vinculação às maternidades de referência do município, o “Mapa da Vinculação da Gestante”.

Na capital, o mapa está ligado a Rede Bem Estar (programa que interliga toda a rede municipal de saúde gerando informação em tempo real), o que possibilita que a equipe da maternidade tenha acesso ao relatório da ficha de todo acompanhamento do pré natal, bem como os exames que foram realizados pelas futuras mamães. O Mapa da Vinculação da Gestante de Vitória é mais uma das estratégias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) para a redução da mortalidade infantil. 

 A Vinculação também permite à equipe de saúde do CME informar à gestante o local onde está previsto o parto e realizar o agendamento de visitas delas ao local. Por meio do processo vinculatório, as grávidas realizam as visitas técnicas e de ambientação com seus respectivos acompanhantes nas maternidades de referência.

Segundo a secretária de saúde, Cátia Lisboa, o Mapa de Vinculação é o principal instrumento para estabelecer a comunicação entre o agente vinculador e a maternidade de referência.

“Essa modalidade visa assegurar a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como às crianças, o direito ao nascimento seguro e desenvolvimento saudável”, disse.


Voltar ao topo da página