Notícias

Gerência de Calçada vai aprimorar trabalho de acessibilidade na cidade

Publicada em 07/06/2019, às 15h36

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Calçada Cidadã
Projeto traz qualidade de vida à cidade com a melhoria dos acessos para os pedestres

O setor de Calçada Cidadã, que funciona na Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec), virou gerência. A mudança já foi publicada no Diário Oficial.

A Gerência de Calçada foi inserida na Subsecretaria de Controles Urbanos. Cabe ao novo setor elaborar legislações pertinentes ao tema, planejar e monitorar as obras na cidade, acompanhar a implantação de calçadas nos prédios municipais, entre outras atribuições.

"Esse trabalho de conscientização dos moradores para a implantação de calçadas cidadãs é muito importante para garantirmos uma cidade com mobilidade ativa e segura. É surpreendente como os resultados melhoram a qualidade urbana dos pedestres", afirmou o secretário de Desenvolvimento da Cidade, Márcio Passos.

Destaque

"Estamos vendo os frutos de nossa dedicação contínua a esse projeto que traz qualidade de vida à nossa cidade com a melhoria dos acessos para os pedestres. Um trabalho de enorme desafio, considerando que é responsabilidade do proprietário a execução da calçada e que Vitória, com seus relevos, tem sua urbanização consolidada. Desafio aceito, avançamos com capacitações técnicas para profissionais e estudantes da área de construção e membros de entidades de classes, agendamento on-line, talonário de autos eletrônico, convênio com as universidades para estágios, estruturação de novo espaço para o setor e instalação de novos computadores", disse o gerente de Calçada, Peterson Pimentel.

De acordo com ele, o trabalho exitoso tornou-se “referência como a primeira prefeitura do Brasil que presta consultoria técnica para execução de calçadas acessíveis e fornece projeto básico para os munícipes”.


Voltar ao topo da página