Notícias

Galpão das desfiadeiras e pescadores reforça tradição da Ilha das Caieiras

Publicada em 25/06/2016, às 14h38 | Atualizada em 25/06/2016, às 14h46

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM

Com a colaboração de Marcus Monteiro


Diego Alves
Entrega do galpão das desfiadeiras
Prefeito Luciano Rezende entregou espaço destinado a desfiadeiras, pescadores e marisqueiros na Ilha das Caieiras
Diego Alves
Entrega do galpão das desfiadeiras
Local passou por reforma e irá oferecer melhor estrutura para o fortalecimento dessa tradição na região

Desfiadeiras, pescadores e marisqueiros da Ilha das Caieiras agora têm um espaço reformado e estruturado para exercer suas atividades e fortalecer a tradição da região. O espaço destinado a esses profissionais foi entregue no final da manhã deste sábado (25).

O local, que funciona na rua Felicidade Correia dos Santos, 668, irá contar com atividades de beneficiamento de pescado e cursos de capacitação voltados para esse segmento, além de outras ações. O espaço passou por recuperação predial, elétrica e hidráulica do imóvel, além de novo paisagismo, com obras executadas com recursos próprios da Prefeitura de Vitória.

A reforma teve o objetivo de incentivar o associativismo, valorizando a atividade pesqueira e toda a cadeia produtiva que ela gera. A nova forma de uso do espaço faz parte do plano de trabalho do convênio de cooperação técnica que foi assinado com a Associação de Pescadores, Marisqueiros e Desfiadeiras da Grande São Pedro (Aspemad), que passou a administrar o local por meio da cessão do prédio.

Vocação da Ilha das Caieiras

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, descerrou a placa de inauguração ao lado de desfiadeiras e pescadores tradicionais da região e comemorou: "Estamos aqui ao lado de lideranças queridas da região para entregar esse novo galpão das desfiadeiras, pescadores e marisqueiros na Ilha das Caieiras, essa pedra preciosa de São Pedro, de Vitória e do Brasil".

Para o prefeito, o espaço tem vocação para gerar renda. "O local precisa ser retomado e voltar a ser uma referência, ter a movimentação comunitária e a geração de emprego e renda por meio da vocação da região, que é o polo gastronômico da Ilha das Caieiras, que tem na culinária local o maior ativo da cidade. Que esse espaço seja de formação de trabalho, renda, emprego e fortalecimento da cultura e da identidade capixabas".

Ponto turístico

Para o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling, o espaço destinado às desfiadeiras de siri na Ilha das Caieiras é muito importante para a comunidade local e para Vitória, pois é um ponto turístico da capital. "Com a reforma do prédio, conseguimos manter viva a cultura da região da Ilha das Caieiras, além de proporcionar a geração de emprego e renda", disse.

Diego Alves
Entrega do galpão das desfiadeiras
Prefeito, ao lado de gestores e comunidades, destacou que o local tem vocação para gerar renda
Diego Alves
Entrega do galpão das desfiadeiras
Galpão irá contar com atividades de beneficiamento de pescado e cursos de capacitação

Voltar ao topo da página