Notícias

Gabinete de Gestão Integrada apresenta balanço da Guarda Civil Municipal em 2018

Publicada em 08/01/2019, às 18h11

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
PRIMEIRA REUNIÃO DO GGIM DE 2019
Secretário Fronzio Calheira apresentou dados da Guarda Municipal durante reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal
Carlos Antolini
PRIMEIRA REUNIÃO DO GGIM DE 2019
Gestores se reúnem para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital

Na primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2019, que aconteceu nesta terça-feira (8), na Prefeitura de Vitória, foram apresentados dados de ações e ocorrências atendidas pela Guarda Civil Municipal de Vitória.

Divididas em Gerência de Formação e Atenção Psicossocial, Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom), Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito e Gerência de Proteção Comunitária, as equipes executam ações de prevenção à violência e à criminalidade.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, enalteceu o trabalho dos agentes. "A Guarda Civil Municipal de Vitória, além de garantir a segurança nas ruas da capital, trabalhando no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, também orienta e ensina, de forma lúdica, crianças e adultos. Isso é fundamental para garantirmos os direitos dos cidadãos", destacou.

Pessoas em situação de rua

Técnica de referência para população em situação de rua do Governo do Estado, Teresa Leny Papazanaki Ferreira apresentou o Protocolo de Atendimento à População em Situação de Rua no âmbito da Política de Assistência Social Metropolitana da Grande Vitória.

O protocolo tem como objetivo estabelecer ações e fluxos que buscam nortear e qualificar a oferta do atendimento na rede socioassistencial a esse público na Grande Vitória.

Gerência de Formação e Atenção Psicossocial

Em 2018, houve 17 palestras, com a estimativa de público de 1,4 mil pessoas; dois cursos presenciais, contemplando 222 agentes; e 1.244 matrículas no Telecentro, que faz parte do programa de formação e atualização permanente dos agentes.

Além disso, houve 47 ações de intervenções urbanas, abrangendo um público estimado de 5.730 pessoas; 148 ações de "Agente Mirim", atendendo 6.365 pessoas; e execução de 119 eventos da Guarda Cidadã nas Escolas.

Central Integrada de Operações e Monitoramento

O sistema, que foi inaugurado em dezembro de 2011, conta atualmente com 235 câmeras de videomonitoramento.

No ano passado, a Central contribuiu com 428 ofícios respondidos a estes órgãos: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Tribunal de Justiça e Ministério Público.

O videomonitoramento acompanhou 4.693 ocorrências, sendo 18% de ocorrências assistenciais, 14% de trânsito, 2% contravenções, entre outras.

Com a ajuda do Cerco Inteligente de Segurança, iniciado no dia 20 de abril de 2018, 89 veículos com restrição de furto e roubo foram recuperados e oito carros clonados conseguiram ser identificados.

Gerência de Operações e Fiscalização de Trânsito

Em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), foram realizadas 240 ações de combate ao transporte clandestino em Vitória. Além disso, houve 684 visitas a veículos abandonados, gerando 236 autos de constatações e, consequentemente, a retirada de 114 veículos pelos proprietários e a remoção de seis deles por outra secretaria.

Também foram registradas 40.813 infrações de trânsito. Entre as principais, estão:

  • dirigir veículo segurando, manuseando ou utilizando telefone celular, com 7.188 autos de infração lavrados;
  • estacionar em local/horário proibidos pela sinalização, com 6.498;
  • estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo, com 4.352;
  • avançar o sinal vermelho, com 3.442.
  • dirigir veículo usando calçado que comprometa a utilização dos pedais, com 2.601;

Gerência de Proteção Comunitária

Em 2018, os agentes realizaram 18.879 atividades cotidianas nas mais diversas modalidades, como patrulhamentos preventivos a pé, com viaturas, com bicicletas (ciclopatrulhamento), com motocicletas (motopatrulhamento) e patrulhamento com quadriciclos, além de ações preventivas e atividades da Patrulha Escolar.

Houve também 79 participações nas ações do Comitê de Manutenção da Ordem Pública.

GGIM

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) reúne autoridades e representantes da Prefeitura, do Governo do Estado, do Ministério Público e do Judiciário para discutir ações visando à segurança e à ordem pública na capital.


Voltar ao topo da página