Notícias

Funcionários da Embaixada dos EUA conhecem central de videomonitoramento

Publicada em 19/07/2019, às 12h12 | Atualizada em 19/07/2019, às 12h12

Por Danielly Campos, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Visita dos vereadores central de videomonitoramento
Central de Operações recebeu a visita de um grupo de funcionários da Embaixada dos EUA

Funcionários da Embaixada dos Estados Unidos visitaram a Central Integrada de Operações e Monitoramento (CIOM) da Secretaria de Segurança Urbana de Vitória (Semsu), nesta última quinta-feira (18). Eles vieram conhecer as ações do Cerco Inteligente de Segurança, que reduziu o número de roubos e furtos de veículos na capital.

A equipe, que conta com membros do serviço secreto norte-americano, elogiou o trabalho de monitoramento 24 horas da cidade por meio de câmeras.

São 70 câmeras com sistema OCR (reconhecimento óptico de caracteres), que leem as placas e fotografam as traseiras dos veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras.

Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento, que solicita a abordagem das equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

"O grupo está no Estado para um treinamento. Eles conheceram o videomonitoramento, serviço de grande importância, que tem auxiliado na elucidação de muitos crimes", afirmou o titular da Delegacia de Jardim Camburi, Rafael Correa.

Inteligência

Para o secretário de Desenvolvimento da Cidade e responsável pela subsecretaria de Tecnologia da Informação, Márcio Passos, a tecnologia é uma arma importante para garantir a segurança das pessoas.

"Implantamos o Cerco Inteligente, que será, em breve, ampliado, permitindo até o reconhecimento facial. Trabalhamos para ampliar a quantidade de câmeras em Vitória também", afirmou. 


Voltar ao topo da página