Notícias

Fumacê tem novo itinerário para combater os mosquitos

Publicada em 16/03/2018, às 15h47 | Atualizada em 16/03/2018, às 15h47

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Carro faz a aplicação focal e espacial de UBV para combater os mosquitos

Para combater os mosquitos, comuns nesta época do ano, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), programou novo itinerário para aplicação focal e espacial de UBV, técnica também conhecida como fumacê.

Nesta sexta (16), a partir das 19 horas, o fumacê vai circular nas ruas de Santa Martha e Andorinhas. Na próxima semana, a aplicação espacial vai acontecer nos bairros Bento Ferreira, Santa Lúcia, Santa Luiza, Joana D’Arc, São Cristóvão, Bela Vista, Caratoíra, Bairro do Quadro, Maruípe, Jesus de Nazareth, Romão, Cruzamento e Ilha do Príncipe.

Os locais selecionados para receber o fumacê levam em consideração as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O diretor do CVSA, Rogério Almeida, explicou que está sendo usada a técnica Ultra Baixo Volume (UBV), na qual o inseticida é diluído em óleo vegetal, formando uma névoa. "Essa técnica é a mais adequada para controle do Aedes aegypti, que fica mais dentro das residências, onde também encontramos a maioria dos criadouros desses mosquitos".

As normas de aplicação e aquisição dos produtos químicos na quantidade ideal para serem pulverizados são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando não colocar em risco a saúde da população.

Check list

Os moradores também podem fazer o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo o lembrará de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página