Notícias

Fumacê tem novo itinerário para combater mosquitos na cidade

Publicada em 15/02/2018, às 14h56 | Atualizada em 15/02/2018, às 15h02

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Fumacê está circulando para combater mosquitos em vários bairros de Vitória

Verão é época de chuvas e de temperaturas altas, dois principais ingredientes para a proliferação de mosquitos na natureza. Após as chuvas que caíram na Grande Vitória recentemente, o número de mosquitos Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis aumentou na capital.

Com o objetivo de combater esses insetos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) criou um novo roteiro para o carro fumacê, que vai circular, inclusive, no final de semana. Nesta quinta-feira (15), será a vez dos bairros Santa Martha, Andorinhas, Joana D'Arc e São Cristóvão, das 19 às 22 horas. 

"Esses insetos se reproduzem em várzeas ou poças de água sujeitas à interferência de marés (águas salobras), incluindo a borda dos manguezais. Esses criadouros surgem, normalmente, durante a primavera / verão, em momentos de fortes chuvas e dias com temperaturas mais elevadas. Esses mosquitos emergem em grande número devido ao sincronismo de eclosão de seus ovos que já haviam sido colocados no meio ambiente", explicou o diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Rogério Almeida.

Além do fumacê, a equipe também está intensificando as ações de mobilização nas comunidades, bem como de aplicação de larvicida biológico em charcos e bueiros.

Diferenças e semelhanças entre os mosquitos

Os mosquitos das espécies Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis são nativos do nosso litoral. Eles se assemelham muito ao Aedes aegypti, por também possuírem manchas brancas em suas patas. No entanto, essas duas espécies de mosquitos não transmitem os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Outra diferença é que esses mosquitos apresentam comportamento mais agressivo e insistente pelo seu alvo, atacando muitas vezes em bandos. Suas picadas podem ser doloridas e acontecer até mesmo sobre as vestes.


Voltar ao topo da página