Notícias

Fumacê nas ruas para combater mosquitos comuns e Aedes aegypti

Publicada em 11/07/2018, às 17h08

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca

Mesmo com menos chuvas e com a temperatura mais amena, a preocupação com o mosquito Aedes aegypti não diminui. Agora, além de combater os insetos transmissores da dengue, zika e chikungunya, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) incluiu na programação do fumacê a aplicação de termonebulizador veicular, que combate os mosquitos comuns (Culex), também conhecidos como pernilongos.

Entre as principais diferenças, está o fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos e possuir hábitos diurnos, picando à noite apenas se tiver oportunidade. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite.

Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito. No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.

André Sobral
Carro Fumacê
No controle do Aedes aegypti, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça

Já no controle do Aedes aegypti, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça.

Bairros

Os locais selecionados para receber o fumacê levam em consideração as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Nesta quinta-feira (12), das 3 às 6 horas, a técnica UBV Pesado será aplicada em Santa Luiza e Pontal de Camburi e, das 18 às 21 horas, em Forte São João, Cruzamento, Romão e Jucutuquara. Já o fumacê passará por Itararé, Santa Martha e Andorinhas.

Ações de controle dos mosquitos

Além de programar e organizar o uso do fumacê na cidade, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) também realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos e monitoramento do Aedes aegypti.


Voltar ao topo da página