Notícias

Fumacê mantém cronograma de combate ao Aedes aegypti nos bairros

Publicada em 06/03/2018, às 17h48

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Combate aos mosquitos Aedes aegypti é feito a partir da técnica Ultra Baixo Volume (UBV)

Desde a madrugada da última segunda-feira (5), o carro fumacê está circulando pelos bairros Mata da Praia, Jardim da Penha e Pontal de Camburi para combater os mosquitos Aedes aegypti. Nesta quarta (7), o veículo também irá passar pelas ruas de Santa Tereza e Praia do Suá. Veja o roteiro.

Os locais selecionados para receber o fumacê levam em consideração as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Rogério Almeida, explicou que na técnica utilizada - Ultra Baixo Volume (UBV) -, o inseticida é diluído em óleo vegetal, formando uma névoa. "Essa técnica é a mais adequada para controle do Aedes aegypti, que fica mais dentro das residências, onde também encontramos a maioria dos criadouros desses mosquitos".

As normas de aplicação e aquisição dos produtos químicos na quantidade ideal para serem pulverizados são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando não colocar em risco a saúde da população.

Ações

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV.

Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.

Matéria relacionada

Mais de 3 mil abordagens educativas na Grande Maruípe no combate à dengue


Voltar ao topo da página