Notícias

Fumacê inicia novo itinerário para o mês de julho nesta segunda-feira

Publicada em 01/07/2019, às 08h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Josué de Oliveira


André Sobral
Carro Fumacê
As normas de aplicação do produto químico são estabelecidas pelo Ministério da Saúde

Começa nesta segunda-feira (1º) o novo ciclo para o serviço de aplicação espacial de inseticida em Vitória, mais conhecido como fumacê. O itinerário do carro é elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações por dengue, zika e chikungunya, o monitoramento das armadilhas de captura dos mosquitos e a reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Os primeiros bairros a receberem o serviço são Gurigica, Consolação, Horto e Jardim Camburi devido aos altos números de notificações por arboviroses (doenças causadas pelo Aedes aegypti). Ao todo, 23 bairros serão contemplados com fumacê no mês de julho.

Prevenção

Além de utilizar o fumacê, o CVSA também combate os mosquitos por meio das visitas aos imóveis com agentes de combate às endemias. Os agentes orientam os responsáveis pelos imóveis a como mantê-los livre de criadouros de mosquitos e verificam a presença focos do mosquito nos imóveis, e quando necessário fazem tratamento com larvicidas.

A gerente de Vigilância em Saúde, Arlete Frank Dutra, explica que o fumacê complementa o trabalho do agente de combate às endemias. “Enquanto nas visitas domiciliares, os agentes combatem os mosquitos em seus criadouros, quando ainda são larvas ou apenas ovos, o fumacê combate os mosquitos que já estão na fase adulta. É preciso atuar em todas as frentes” explica.

A equipe ainda realiza ações educativas em escolas, feiras, praças e avenidas movimentadas da cidade, alertando a população sobre os riscos do Aedes aegypti e formas de combate ao mosquito.

As normas de aplicação do produto químico na quantidade ideal para ser pulverizado são estabelecidas pelo Ministério da Saúde, visando não colocar em risco a saúde da população.

Check list

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um check list no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo, disponível no sistema Android e IOS, vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página