Notícias

Fumacê inicia novo itinerário para combate a mosquitos

Publicada em 05/11/2018, às 17h35 | Atualizada em 05/11/2018, às 17h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Fumacê faz aplicação espacial de inseticida para eliminar os mosquitos

A partir desta segunda-feira (5), o serviço de aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, inicia novo itinerário em Vitória.

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Os primeiros bairros a receber o fumacê são Santa Martha, Andorinhas, Santa Luiza e Maruípe. Para esta terça (6), o serviço está programado para Gurigica, Consolação e Horto.

Os locais selecionados para receber a aplicação são escolhidos pela equipe técnica do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) considerando as notificações de dengue, zika e chikungunya no município, o monitoramento das armadilhas que capturam os mosquitos e as solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Ações

Além de utilizar o fumacê, o CVSA também combate os mosquitos utilizando larvicidas biológicos em criadouros naturais ou por meio de visitas domiciliares.

O CVSA ainda realiza ações educativas em escolas, feiras, praças e avenidas movimentadas da cidade alertando a população sobre os riscos do Aedes aegypti e formas de combate ao mosquito. Em média, as equipes realizam entre 20 e 24 ações educativas todos os meses. Além disso, os agentes de combate às endemias fazem cerca de 24 mil visitas domiciliares por mês na capital.


Voltar ao topo da página