Notícias

Fumacê inicia novo itinerário nesta segunda-feira

Publicada em 11/03/2019, às 15h35

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Melissa Künsch


André Sobral
Carro Fumacê
O novo itinerário do fumacê começa as aplicações de inseticida por Jardim Camburi
André Sobral
Ação Combate a Dengue em Jesus de Nazaré
Agentes da Secretaria de Saúde fazem ações regulares nos bairros para identificar focos

Com as temperaturas mais altas e início do período de chuva, o mês de março oferece as condições favoráveis para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Dessa forma, para combater e controlar esses insetos, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), programou um novo itinerário para a aplicação espacial de inseticida, mais conhecido como fumacê, em Vitória.

O objetivo é combater, principalmente, o mosquito Aedes aegypti, principal agente transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. A técnica utilizada é do Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, com um odor característico e pouca visibilidade, mas ideal para o controle desse mosquito, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.

Itinerário

O primeiro bairro a receber a aplicação será Jardim Camburi. Em seguida, os bairros Goiabeiras, Maria Ortiz, Antônio Honório, Segurança do Lar, Sólon Borges e Jabor.

Confira o itinerário aqui.

Na semana seguinte, a programação é aplicar o fumacê nos bairros Mata da Praia, Jardim da Penha e Pontal de Camburi. E no final de março, atender os bairros da Ilha do Príncipe, Centro, Vila Rubim, Parque Moscoso, Piedade, Fonte Grande, Moscoso, Grande Vitória, Universitário, Inhanguetá, Estrelinha, Santo Antônio, Caratoíra, Ariovaldo Favalessa, Joana D’Arc e São Cristóvão.

O itinerário foi elaborado considerando a incidência dos casos notificados das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, o monitoramento das armadilhas de captura de mosquitos, o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e as reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

O CVSA faz regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, em todos os bairros de Vitória, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UVB.

Ações de combate

A população pode contribuir para o controle de mosquitos escolhendo um dia da semana para procurar focos de mosquitos em sua residência ou trabalho.

Para ajudar o morador nessa tarefa, a Prefeitura de Vitória disponibiliza um checklist no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". Nele, o munícipe pode escolher uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência. Após sete dias, o aplicativo vai lembrá-lo de refazer a conferência, caso tenha se esquecido.


Voltar ao topo da página