Notícias

Fumacê inicia novo ciclo de combate a mosquitos em toda a cidade

Publicada em 02/05/2019, às 11h54 | Atualizada em 02/05/2019, às 11h54

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Eduardo Brinco


André Sobral
Carro Fumacê
Fumacê utiliza técnica UBV Pesado para combater os mosquitos Aedes aegypti

O carro fumacê reforça os trabalhos para combate aos mosquitos na capital. O novo itinerário do veículo de aplicação de inseticida espacial teve início na madrugada desta quinta-feira (2), contemplando os bairros Centro, Vila Rubim, Parque Moscoso, Santa Clara, Moscoso, Piedade e Fonte Grande. À noite, o carro passará pelos bairros Jucutuquara, De Lourdes, Nazareth e Santa Cecília, das 19 às 22 horas.

O itinerário foi elaborado para os bairros que apresentaram maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, além da quantidade de mosquitos verificados nas armadilhas de monitoramento e solicitações recebidas pelo Fala Vitória 156.

Técnicas

A ação visa combater tanto os mosquitos Aedes aegypti quanto os pernilongos. A principal diferença entre eles está no fato de o Aedes voar abaixo de 1,2 metro, picando mais pés, pernas e joelhos e possuir hábitos diurnos, picando à noite apenas se tiver oportunidade. Já o pernilongo, além de voar alto e fazer um zunido, sai para se alimentar à noite.

Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito. No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.

Já no controle do Aedes aegypti, o fumacê utiliza o Ultra Baixo Volume (UBV), diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca fumaça. "A técnica de UBV é a mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros, predominantemente, no interior dos imóveis", esclareceu o diretor do CVSA, Rogério Almeida.


Voltar ao topo da página