Notícias

Fumacê faz aplicação de inseticida em 26 bairros para combater Aedes aegypti

Publicada em 07/03/2017, às 14h59 | Atualizada em 07/03/2017, às 14h59

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Carro Fumacê em ação nas ruas de Vitória
Fumacê faz aplicação de inseticida com o objetivo de eliminar os mosquitos

A aplicação espacial de inseticida através do carro fumacê é uma das ferramentas usadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) no combate aos mosquitos. Um novo cronograma entrou em operação na última semana e vai contemplar, no total, 26 bairros.

Nesta quarta-feira (8), o fumacê, que utiliza a técnica do UBV Pesado, vai percorrer os bairros Maria Ortiz, Antônio Honório e Goiabeiras, das 19 às 22 horas. Na quinta (9), será a vez de São José, Ilha das Caieiras e Conquista, das 3 às 6 horas. Já na sexta (10), a aplicação acontecerá em Caratoíra, Vila Rubim e Mário Cypreste, também de madrugada.

O objetivo é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que, no meio urbano, é o vetor da febre amarela, além de transmitir dengue, chikungunya e zika. 

O itinerário foi elaborado pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) com base em notificações e também mais reclamações através do Fala Vitória 156.

Tratamento

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos em todos os bairros de Vitória ao longo do ano, com a realização de vistorias, limpeza, tratamentos biológicos, monitoramento da população de mosquitos Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em Ultra Baixo Volume (UBV), método conhecido como fumacê.

Além do fumacê, a Prefeitura realiza o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns com aplicação de larvicida biológico e faz visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.


Voltar ao topo da página