Notícias

Fumacê continua nas ruas para eliminar mosquitos

Publicada em 17/02/2018, às 17h31

Por Leo Vais, com edição de Leo Vais

Com a colaboração de Giovana Rebuli Santos


André Sobral
Carro Fumacê
Desde o início da semana, o carro fumacê está percorrendo vários bairros da capital em ações de combate aos mosquitos

As ações de combate aos mosquitos não param em Vitória. A Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) realiza diariamente a aplicação espacial de inseticida, através do carro fumacê, e também o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos.

Neste sábado (17), os bairros Goiabeiras, Boa Vista, República e Morada de Camburi serão os contemplados com a presença do carro fumacê.

O diretor do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA), Rogério Almeida, explica que o serviço, inicialmente programado para acontecer durante a madrugada, das 3h às 6h da manhã desse sábado, precisou ser executado no período da tarde do mesmo dia. “Precisamos executar o serviço em outro período porque choveu no horário preestabelecido e o efeito da aplicação do larvicida no meio ambiente pode ser comprometido”, explica Almeida.

Desde o início da semana, o carro fumacê já percorreu os bairros de Jucutuquara, Nazareth, Bairro de Lourdes, Santa Cecília, Resistência, Jardim Camburi, Santa Martha, Andorinhas, Joana D’Arc, São Cristovão, Jardim da Penha e Pontal de Camburi.

Verão

Durante o verão, é comum a proliferação do mosquito comum (Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis). A região continental de Vitória e suas proximidades são especialmente afetadas devido à presença de área de manguezal, valas e charcos.

Os mosquitos das espécies Aedes taeniorhynchus e Aedes scapularis são nativos do nosso litoral. Eles se assemelham muito ao Aedes aegypti, por também possuírem manchas brancas em suas patas. No entanto, essas duas espécies de mosquitos não transmitem os vírus da dengue, zika e chikungunya.

Outra diferença é que enquanto o Aedes aegypti costuma ficar escondido dentro de casa, os mosquitos comuns se encontram em qualquer ambiente e apresentam comportamento mais agressivo e insistente pelo seu alvo, atacando muitas vezes em bandos. Suas picadas podem ser doloridas e acontecer até mesmo sobre as vestes.


Voltar ao topo da página