Notícias

Fumacê circula por 28 bairros para combater mosquitos Aedes aegypti

Publicada em 05/07/2018, às 14h46 | Atualizada em 05/07/2018, às 14h46

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Carro Fumacê
Fumacê utiliza a técnica UBV Pesado para eliminar os mosquitos Aedes aegypti

O novo cronograma do carro fumacê para combate aos mosquitos Aedes aegypti em julho irá contemplar 28 bairros até o dia 18. Com início na madrugada do último dia 3, o carro circulou pelos bairros Jabour, Solon Borges, Segurança do Lar, Maria Ortiz, Antônio Honório e Goiabeiras.

A aplicação do inseticida espacial é realizada todos os dias da semana, de segunda a sexta-feira, pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA).

O roteiro teve como base os bairros que apresentaram maior incidência de casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, quantidade de mosquitos nas armadilhas de monitoramento e reclamações recebidas pelo Fala Vitória 156.

UBV Pesado

A técnica utilizada é a Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado, que possui gotículas entre 10µ e 25µ de diâmetro e que apresenta um odor característico, mas pouca visibilidade.

Segundo o diretor do CVSA, Manoel Coutinho Pimentel Júnior, o objetivo é que os quarteirões sejam envoltos com a névoa para que o inseticida entre na casa das pessoas. "É a técnica mais adequada para o controle do mosquito Aedes aegypti, que tem seus criadouros, predominantemente, no interior dos imóveis".

Ações

O CVSA realiza regularmente ações de controle da população de mosquitos, por meio do combate às formas larvárias e aos mosquitos adultos, com a realização de vistorias, tratamentos biológicos, monitoramento do Aedes aegypti e aplicação espacial e focal em UBV.

Além dessas ações, a Prefeitura faz o tratamento dos criadouros naturais dos mosquitos silvestres e comuns, com aplicação de larvicida biológico, e visitas domiciliares, por meio dos agentes de combate à dengue.


Voltar ao topo da página