Notícias

Fórum Nacional de Secretários de Meio Ambiente terá palestra de mudança de clima

Publicada em 12/03/2018, às 17h22

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Fórum CB 27
Vitória será sede do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que acontece entre 25 e 27 de março

A capital será sede do próximo "Encontro do CB 27 - Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras", nos dias 25, 26 e 27 de março, no Hotel Sheraton Vitória, tendo como tema principal "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades".

O evento, organizado pela CB 27, Fundação Konrad Adenauer (KAS), Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI) e Prefeitura de Vitória, reunirá os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras, incluindo o Distrito Federal. O Fórum CB 27 foi criado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, o COP 23, que aconteceu em Bonn, na Alemanha, em 2015.

O público poderá participar, no dia 26, às 10 horas, da palestra com o médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP Paulo Saldiva, seguida de painel de debates com o tema "Políticas Municipais sobre Mudança do Clima e Saúde". As inscrições, que são gratuitas, já estão abertas para o evento e podem ser feitas aqui

Pacto

Recentemente, em Recife (PE), o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, assinou o compromisso da capital com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (Brasil / América Latina e Caribe).

Com a assinatura, Vitória passou a ter o compromisso de implementar políticas e empreender medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se preparar para os impactos das mudanças climáticas mundiais, aumentando o acesso à energia sustentável e acompanhando o progresso em direção a esses objetivos.

"Um terço do PIB brasileiro está nas capitais brasileiras, assim como as populações. O fórum entende que os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras são o melhor início para você levar para todos os estados o debate sobre o clima", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain.

Temperatura

Diego Aves
Vitória vista de cima
Evento terá como tema principal "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades"

Segundo Zouain, não podemos deixar ultrapassar dois graus centígrados a temperatura do planeta nos próximos 20 anos, sob pena de vivermos situações catastróficas em um país litorâneo como o Brasil.

O Acordo de Paris de 2015, base de tudo para esse pacto entre os prefeitos, compromete-se a manter o aumento médio da temperatura global abaixo de 2ºC e a continuar os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC.

A partir de 2020, deve começar a funcionar um fundo de 100 bilhões de dólares anuais, em dinheiro público e privado, para ajudar os países em desenvolvimento e pobres. Também a partir dessa data, torna-se obrigatório o exame mútuo a cada cinco anos do controle de emissões de gases com efeito estufa, a peça-chave para controlar gradualmente o aquecimento do planeta.

Serviço
Palestra "Mudança do Clima e Saúde nas Cidades"
Quando: dia 26, às 10 horas
Inscrições: http://sites.vitoria.es.gov.br/cb27/?page_id=218
Palestrante: Paulo Saldiva, médico patologista e professor da Faculdade de Medicina da USP. Foi membro do comitê que estabeleceu os padrões de qualidade do ar e do comitê que definiu o potencial carcinogênico da poluição atmosférica, ambos da Organização Mundial de Saúde. É o atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP
Painel de debates: "Políticas Municipais sobre Mudança do Clima e Saúde"

Voltar ao topo da página