Notícias

Fiscalização de trânsito pode ser acionada imediatamente pelo telefone 190

Publicada em 02/09/2015, às 10h42 | Atualizada em 02/09/2015, às 10h42

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Novo acessório no uniforme da guarda municipal de trânsito
Flagrantes de infração de trânsito devem ser denunciados pelo telefone 190. Os agentes mais próximos serão enviados ao local imediatamente

Nem todo o morador de Vitória sabe, mas o atendimento da Guarda Civil Municipal de Vitória é integrado ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). Isso significa que os serviços prestados pela instituição podem ser solicitados por meio do telefone 190, inclusive solicitações de fiscalização de trânsito.

A utilização do número de emergência é justificada para os casos em que veículos impedem a movimentação de carros em frente à vagas de garagem, ocupam irregularmente vagas de idosos e deficientes e em todos os outros casos de estacionamento irregular.

Nas demais situações, quando o pedido é referente a uma situação corriqueira, mas que não está ocorrendo no exato momento da denúncia, o melhor contato é o telefone 156. É o caso, por exemplo, da solicitação de organização dos veículos em frente a escolas ou em cruzamentos.

No sistema de atendimento da Prefeitura, o pedido é encaminhado para o conhecimentos dos coordenadores dos agentes de trânsito, que irão analisar a possibilidade de atender a solicitação.

De acordo com o gerente de operação e fiscalização de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória, Marcelo Perozini, toda semana são recebidas dezenas de pedidos de fiscalização por meio de outros canais, impedindo a atuação imediata da Guarda e causando frustração para quem reclama.

“Muitos moradores denunciam infrações por meio do 156 Fala Vitória. Quando as informações chegam até o coordenador, não há mais como fiscalizar. Por outro lado, se a pessoa ligar para o 190, um agente de trânsito será comunicado instantaneamente pelo rádio e irá até local”, disse.

Após a ligação pelo 190, é gerado um pedido de fiscalização para o agente que estiver mais próximo da ocorrência. Raramente acontece de o agente não poder se deslocar até o ponto e, quando ocorre, o agente tem de justificar a ausência.


Voltar ao topo da página