Notícias

Fim das filas no Cras de São Pedro II com o início do agendamento online

Publicada em 12/06/2018, às 16h49

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Diego Alves
Agendamento Online CRAS Resistencia
Prefeito Luciano Rezende cumprimenta Jovita Nunes Cardoso no lançamento do agendamento online no Cras de São Pedro II
Diego Alves
Agendamento Online CRAS Resistencia
Secretária Iohana Kroehling destacou que a ferramenta vai beneficiar cerca de 7 mil famílias

Quando o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, chegou, na manhã desta terça-feira (12), para o lançamento do agendamento online de atendimentos, uma pequena fila estava formada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Pedro II.

Porém, em poucos minutos, todos os usuários conseguiram seus agendamentos e entenderam que não precisam mais comparecer à unidade nem esperar por uma senha. "Estou muito feliz! Vamos poder agendar de casa, de um computador ou um telefone", comemorou a moradora Jovita Nunes Cardoso.

"O agendamento online é um exterminador de filas. Acabou com as filas para matrículas nas escolas municipais, com a espera por consultas nas unidades de saúde e vai agilizar o atendimento dos Cras também. Vamos atender melhor, com menos recursos e mais inteligência, quem mais precisa", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Jovita Nunes Cardoso contou que foi para a fila cedinho, como de costume. "Consegui rapidinho meu atendimento para amanhã, às 8h30. Isso é muito importante para a gente: não precisar ficar na rua, às vezes ,na chuva, deixando os trabalhos em casa se acumularem", disse.

Pioneirismo

Vitória é a primeira cidade do Brasil a disponibilizar a marcação online para os Cras. Em abril, a ferramenta foi implantada nos espaços de Jucutuquara e Continental. Na semana passada, foi a vez de Itararé. A expectativa é estender o serviço para todas as unidades da cidade até o final do ano. A marcação presencial continuará sendo realizada para quem preferir o atendimento tradicional.

Conforto para 7 mil famílias

O Cras Judite Francisco Venâncio da Silva (São Pedro II) contempla os bairros Conquista, Nova Palestina e Resistência. "São cerca de 7 mil famílias ou quase 20 mil pessoas beneficiadas com esse novo serviço. Por telefone ou de qualquer computador, de casa ou de qualquer ponto de wi-fi da cidade, as famílias podem fazer seus agendamentos. Com isso, as equipes dos Cras também ficarão mais disponíveis para atender mais usuários", explicou a secretária municipal de Assistência Social, Iohana Kroehling.

Quem também aprovou o sistema foi o presidente do Movimento Comunitário de Resistência, João Batista Venâncio da Silva, filho da líder que dá nome ao Cras. "Esse serviço vai ajudar a melhorar o atendimento aqui, vai dar conforto e segurança para as famílias da região", disse.

Como fazer

Para fazer o agendamento pelo site da Prefeitura, é preciso acessar o Portal de Serviços > Cidadão > Agendamento on-line dos Cras. Já pelo aplicativo Vitória Online, o caminho é: Serviços > Agendamento Online > Outros Agendamentos.

Nas duas plataformas, basta inserir o CPF e a data de nascimento. Ao completar as etapas indicadas, o agendamento é feito com o nome da pessoa solicitante e pode ser impresso.

Serviços

O programa oferece três opções de serviços: CadÚnico (inscrição, atualização ou revisão); Benefício de Prestação Continuada - BPC (solicitação e revisão); e Atendimento Coletivo, realizado pela equipe técnica para identificação das demandas e encaminhamentos.

O programa também possibilita o cancelamento da agenda, em caso de impossibilidade de comparecimento, e automaticamente libera o horário para que outra pessoa possa aproveitá-lo. O sistema possui, ainda, o histórico de agendamentos de cada usuário.

A família que nunca foi atendida no Cras ou que não é atendida há mais de um ano precisa comparecer ao Cras de seu território e apresentar CPF, Carteira de Identidade; e comprovante de residência atual. A partir daí, passa a ter acesso ao agendamento on-line.


Voltar ao topo da página