Notícias

Festival de Vitória abre inscrições para 2º edição de Concurso de Webséries

Publicada em 07/07/2015, às 16h56

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Viradão Vitória - Vitória Cine Vídeo
Theatro Carlos Gomes vai receber o Festival de Cinema de Vitória entre os dias 11 e 16 de setembro

Novos realizadores de audiovisual de todo o Brasil que pretendem concretizar um projeto audiovisual para web têm agora uma ótima oportunidade. Estão abertas até o próximo dia 17 de julho as inscrições para o 2º Concurso Nacional de Webséries, que faz parte da programação do 22º Festival de Cinema de Vitória, antigo Vitória Cine Vídeo.

As inscrições podem ser feitas através do site do festival e contemplam propostas de websérie ficcional ou documental. Serão selecionados quatro projetos, que serão contemplados com passagem, transporte local, alimentação e estadia para participar de uma imersão para o desenvolvimento do projeto durante o período do evento.

Seleção

A escolha dos vencedores acontecerá em duas etapas: a primeira, uma pré-seleção das inscrições, feita pela comissão julgadora, com resultado até o dia 24 de julho. Os critérios utilizados serão: excelência e relevância do projeto; qualidade artística da concepção de ideia; potencial de realização do proponente, de acordo com informações fornecidas no projeto; e experimentação de linguagem e estética da proposta.

A exigência é que essas produções audiovisuais sejam pensadas especificamente para a plataforma web, com público, janelas e formatos específicos, e não como extensão de programas televisivos.

A segunda etapa consistirá em uma entrevista on-line com os pré-selecionados. A previsão é de que os nomes dos diretores ou roteiristas das quatro propostas escolhidas para participar sejam divulgados no dia 3 de agosto.

Curso

A formação será ministrada pela equipe da TV Cocriativa, na qual serão apresentados conceitos básicos da produção audiovisual colaborativa contemporânea, com o intuito de incentivar o aperfeiçoamento profissional de cada um dos participantes.

Atuando desde 2006 e baseada na ideia de que o audiovisual é feito com invenção, cocriação e empatia, a TV Cocriativa desenvolve pesquisas em audiovisual, educação e novas tecnologias; oferece serviços para internet e mídias móveis; realiza formações, por meio de oficinas e consultorias criativas, coberturas de eventos, programas de TV e filmes para cinema.

Entre os trabalhos da TV Cocriativa, estão o videoclipe da canção "Ficar Estranho", da banda Pequeno Cidadão, e o projeto colaborativo “O que queremos para o mundo?”, que promove ações na internet.

Festival

O Festival de Vitória – 22º Vitória Cine Vídeo (VCV) é uma realização da Galpão Produções e conta com o patrocínio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Ele vai acontecer entre os dias 11 e 16 de setembro, no Theatro Carlos Gomes.


Voltar ao topo da página