Prefeitura Municipal de Vitória

Atalhos de teclado:

Acesso rápido

Notícias

Festival da Torta Capixaba vai movimentar a Ilha das Caieiras

Publicada em 03/04/2017, às 15h07


Diego Alves

Festival de Frutos do Mar e Torta Capixaba

Festival da Torta Capixaba promete atrair milhares de visitantes durante a Semana Santa (Ampliar imagem)

12º Festival da torta capixaba

Prato típico será comercializado em barracas padronizadas (Ampliar imagem)

O 13º Festival da Torta Capixaba promete levar milhares de pessoas para a Ilha das Caieiras entre os próximos dias 13 e 16, sempre das 9 às 18 horas. O evento conta com a participação de 31 expositores, que vão oferecer aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo durante a Semana Santa.

Os restaurantes da Ilha das Caieiras, importante polo gastronômico de Vitória, também se preparam para prestar um atendimento especial aos visitantes. Todos passaram por cursos de boas práticas na manipulação de alimentos, visando à segurança alimentar dos produtos que serão comercializados, e também na qualidade no atendimento.

"É a consolidação de um espaço e de suas representações. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o secretário municipal de Turismo, Trabalho e Renda, Leonardo Krohling.

Tradição

Prato tradicional da culinária local, a torta capixaba é revestida de religiosidade. Mistura frutos do mar, bacalhau, cebola e palmito, ingredientes que compõem uma das riquezas da culinária de Vitória. Além disso, ele tem uma importância especial para toda a comunidade da região, por valorizar a cultura local.

A Ilha das Caieiras é um dos quatro polos gastronômicos criados pela Prefeitura de Vitória para incrementar o turismo e a culinária local – os outros são Curva da Jurema, Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, e Rua da Lama, em Jardim da Penha.

A comunidade teve origem ainda durante a colonização do Espírito Santo e foi ocupada no início do século XX devido ao transporte do café que era produzido na Região Serrana e transportado pelos rios Santa Maria e Bubu.

Os rios desembocavam no manguezal em frente à Ilha, que era um ponto de parada. Ao longo dos anos, as famílias desenvolveram a atividade da pesca e do desfio de siri.


Deyvison Longui (dlbatista@vitoria.es.gov.br)

Com edição de Matheus Thebaldi

Para dúvidas ou informações sobre os serviços da Prefeitura, ligue 156 ou use o serviço online.


Voltar para o topo

Prefeitura Municipal de Vitória
Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927
Bento Ferreira, Vitória, ES - CEP: 29.050-945
Telefone: (27) 3382-6000 (Atendimento ao público de 12h às 19h)
Voltar ao topo do site