Notícias

Festa no lançamento do agendamento on-line de consultas na US Bairro do Quadro

Publicada em 24/06/2017, às 12h55 | Atualizada em 24/06/2017, às 13h10

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Josué de Oliveira


Diego Alves
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
O prefeito Luciano Rezende destacou que a prefeitura está investindo 20% do orçamento em Saúde
Diego Alves
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
No aniversário da Unidade de Saúde do Bairro do Quadro teve bolo e muita diversão para a comunidade local

O lançamento do agendamento on-line de consultas e o aniversário de um ano da Unidade de Saúde do Bairro do Quadro movimentaram a manhã deste sábado (24) na comunidade local. Os moradores participaram desde cedo das festividades que envolveram aula de zumba, atividades para as crianças, orientações de saúde, apresentação cultural e até bolo.

Já a partir das 7 horas deste domingo (25), moradores cadastrados na Unidade de Saúde do Bairro do Quadro poderão agendar consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, sem sair de casa. Bastará acessar sistema, por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitoria Online. O serviço vai funcionar diariamente, das 7 às 22 horas. 

Aprovação

A novidade contou com a aprovação dos moradores, que mal podem esperar para experimentar o novo sitema. É o caso dá moradora Maria da Penha Rody Melo. 

"Eu moro perto da unidade, mas estou curiosa para usar a nova ferramenta. Amanhã vou logo cedo usar meu celular para agendar consulta com um clínico. Vai ser ótimo poder marcar consulta de casa".

Ela aposta que a ferramenta veio para ajudar. "Vai dar mais comodidade pra gente. Acho que não vai ser difícil. Eu sei mexer um pouco no computador e qualquer coisa eu peço ajuda para o meu marido ou minha filha. A gente tem sempre muito serviço em casa. Vai ser bom não precisar sair para marcar consulta."

Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
Durante o evento, os moradores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre saúde e outras atividades
Diego Alves
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
A secretária Cátia Lisboa diz que em breve o agendamento online será ampliado para outras unidades do município

Dona Lúcia Nepaus Baguete, aos 79 anos, disse que não sabe mexer na internet e vai continuar agendando na unidade. "Acredito que vai ser bom pra todo mundo. Vai dar menos fila na unidade. Quem puder vai marcar de casa e quem não sabe usar internet vai continuar podendo marcar na unidade"

Menos fila

Para o prefeito Luciano Rezende, as filas nos serviços de Vitória vão acabar. "Não dá mais para ter fila no sistema de saúde. Até o final do ano, todas as unidades de saúde de Vitória vaõ ter o sistema de agendamento online. Estamos fazendo o nosso dever de casa, investindo 20% do orçamento em Saúde. E estamos atendendo com qualidade. Quero agradecer à equipe da Saúde, que pelo terceiro ano consecutivo recebeu o prêmio na área de cidade inteligente e conectada. Somos uma cidade cada vez mais inteligente, humana e mais feliz."

Inteligência 

"Estamos trabalhando com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana. O agendamento on-line deu certo em Jardim Camburi. Mais de 2 mil pessoas já agendaram consultas pela ferramenta, desde o lançamento do sistema no final do mês passado. Vamos ampliar gradativamente para outras unidades”, destaca a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa.

Atendimento

Inaugurada em junho do ano passado, a Unidade de Saúde do Bairro do Quadro atende uma população estimada em 8 mil moradores dos bairros do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza, Cabral e parte de Caratoíra. A Unidade oferta consultas, exames laboratoriais, vacinação e curativos, além da dispensação de medicamentos e outros serviços.

Em seu primeiro ano de funcionamento, mais de 76 mil pessoas foram atendidas. A unidade de saúde do bairro Quadro funciona no modelo de atenção à saúde, com estratégia de agentes comunitários de saúde, consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, odontologia e também consultas de enfermagem. Além disso, oferta assistência psicológica e social e visitas domiciliares.

A nova estrutura, que unificou os serviços das antigas unidades de Avelina e Santa Tereza, trouxe maior conforto e qualidade no atendimento, de acordo com o Relatório de Avaliação do Atendimento dos Usuários por Mensagem de Texto (torpedo). Nos últimos cinco meses, a unidade obteve media 8,95 na avaliação dos usuários.

Segundo a diretora da US, Roze Meria Azevedo da Silva, a implantação do agendamento on-line de consultas vai otimizar o processo de marcação de consultas na unidade, evitando a formação de filas, qualificando o acolhimento ao usuário e ampliando o acesso.

Diego Alves
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
Dona Lúcia Nepaus Baguete, aos 79 anos, diz que o agendamento vai reduzir o número de filas na unidade
Diego Alves
Agendamento online - Unidade de Saúde do Quadro
Na festa no Bairro do Quadro, houve várias atividades, entre elas, aula de zumba para os moradores da região

Voltar ao topo da página