Notícias

Férias: aumenta o número de documentos perdidos da Casa do Cidadão

Publicada em 16/01/2018, às 12h51

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV SECOM
Carteira de Identidade
Cidadãos podem reaver documentos perdidos no Centro Integrado de Cidadania

O ano começou, muita gente está de férias e a cidade está cheia de turistas. No entanto, muitas pessoas se descuidam e acabam perdendo seus documentos. Nesse caso, é preciso tomar cuidado, mas, se você está nessa situação, é possível recuperá-lo no Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

A coordenadora da Casa do Cidadão, Flávia Ribeiro, dá algumas dicas para evitar dor de cabeça durante o período de férias. Ela recomenda utilizar apenas um documento de identificação nos momentos de lazer.

"É comum a pessoa andar com a carteira cheia de documentos. Em caso de extravio, acaba perdendo tudo também, como Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, CNH, entre outros", disse.

Segundo Flávia, a orientação é deixar em casa aqueles documentos que raramente são usados no dia a dia, como Certidões de Nascimento, Casamento ou Certificados de Reservistas. "Se você anda com todos esses documentos, a chance de perder todos de uma só vez também é muito grande. Para evitar dor de cabeça, a gente aconselha o cidadão a andar apenas com um documento de identificação com foto".

Lista

O Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares divulgou na semana passada a nova lista de documentos perdidos. Na relação, referente ao mês de dezembro de 2017, há 6.245 nomes. A maioria dos documentos perdidos é de Carteiras de Identidade, mas também há pessoas que perderam CPF, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor, entre outros.

Confira a lista

Como recuperar?

A lista é atualizada mensalmente. Quem achou qualquer documento e quiser entregá-lo deve procurar a recepção central da Casa do Cidadão, localizada em Itararé.

Para saber se o documento se encontra arquivado, basta olhar a relação no portal da Prefeitura, ir pessoalmente ao local ou ligar para o telefone 3382-5515, de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.

O cidadão terá que apresentar também qualquer outra identificação. Já para os menores de 18 anos, ele é entregue a pai ou mãe, mediante apresentação de documento que comprove o parentesco.

Serviço
Centro Integrado de Cidadania (CIC) Zumbi dos Palmares - Casa do Cidadão
Endereço: avenida Maruípe, nº 2.544, Itararé
Funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Telefone: 3382-5515

Voltar ao topo da página