Notícias

Femusquim leva música para as ruas do Morro dos Alagoanos desta quinta a sábado

Publicada em 27/08/2010, às 15h05 | Atualizada em 15/09/2010, às 15h47

Por Vitor Lopes, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


Foto Divulgação
Monarco da Portela
Monarco da Portela é o convidado especial do 14º Femusquim

Mesa vira percussão, paliteiro se transforma em chocalho e caixa de fósforos dá o ritmo da canção. Para celebrar composições que nasceram sem pretensão de se tornarem sucessos, mas que são hinos da boemia, o Morro dos Alagoanos vira palco do 14º Festival de Música de Botequim, o tradicional Femusquim.

O evento acontece desta quinta-feira (16) a sábado (18) e tem como principal convidado o portelense Monarco. A realização é da Associação Cultural Boca da Arte, em parceria com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Este ano, são dois os homenageados: Noel Rosa e Adoniran Barbobsa, cujos centenários de nascimento são comemorados em 2010. Grandes compositores de samba, o carioca e o paulista, respectivamente, escreveram seus nomes na história do gênero musical.

A programação começa sempre às 20h. Nesta quinta-feira (16), shows com Samba Choro, Mara Veloso e Emersom Xumbrega. Na segunda noite será a vez de Grupo Ilha, Vera da Mata, Monarco e Cyara. Para encerrar a festa, no dia 18, sobem ao palco Grupo Carne de Gato, Dennise Pontes e Pedrinho Nó na Madeira.

Hildemar Diniz, o Monarco, foi discípulo de Paulo da Portela. Com melodias apuradas e letras ricas, ele compôs músicas que são referência no samba brasileiro, como "Quitandeiro", "Tudo Menos Amor", "O lenço", "Passado de Glória" e "Vai Vadiar". O apelido Monarco recebeu aos seis anos, quando já frequentava as rodas de samba na Portela.

Tradição

Marcos Salles
Femusquim 2009, Festival de Música de botequim no Morro do Alagoano
O Festival representa uma forma de trazer à tona uma enorme riqueza de estilos musicais

Para os moradores do Morro dos Alagoanos e todo o público que prestigia o evento, o Festival representa uma forma de trazer à tona uma enorme riqueza de estilos musicais, compositores e cantores da mais alta importância do panorama da cultura musical brasileira.

"Além de movimentar a cena cultural de Vitória com atrações musicais durante três noites de festa, o Femusquim ainda tem o importante papel de fortalecer a identidade cultural da Cidade por meio da música, ressaltando a tradição popular", destaca o secretário municipal de Cultura, Alcione Pinheiro.

Serviço

14º Femusquim - Festival de Música de Botequim
Quando: de 16 a 18 de setembro, sempre a partir das 20h.
Onde: Morro dos Alagoanos, Vitória.
Atrações:
Dia 16 - Samba Choro, Mara Veloso e Emersom Xumbrega;
Dia 17 - Grupo Ilha, Vera da Mata, Monarco e Cyara;
Dia 18 - Grupo Carne de Gato, Dennise Pontes e Pedrinho Nó na Madeira.
Entrada franca


Voltar ao topo da página