Notícias

Feira mostra resultado de oficinas do Museu do Pescador e Circuito Cultural

Publicada em 08/12/2016, às 15h42

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Oficina do Circuito Cultural
Resultado do trabalho das oficinas de pintura poderá ser visto na Feira de Arte e Cultura Popular
Divulgação Semc
Oficina do Circuito Cultural
Trabalhos irão mostrar o cotidiano e as tradições da Ilha das Caieiras

Neste sábado (10), a partir das 13 horas, em frente ao Museu do Pescador, na Ilha das Caieiras, acontece a primeira Feira de Arte e Cultura Popular, que tem como objetivo comercializar o trabalho produzido pelas alunas das oficinas do Espaço Multiuso do Circuito Cultural e do Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel dos Passos Lyrio” – Museu do Pescador.

A parceria, realizada entre agosto e dezembro de 2016, ofereceu aulas de biscuit e pintura em tecido. O projeto atendeu um grupo de 20 alunas, no museu, com a proposta de estabelecer um núcleo produtivo, tendo como conceito o desenvolvimento de produtos que identifiquem e valorizem a identidade da comunidade.

"Pensar, criar e produzir. Essa é a perspectiva abordada no projeto, que tem como princípio abordar a identidade local, retratando o cotidiano da comunidade da Ilha das Caieiras, onde temos como referência cultural as desfiadeiras, o mangue, a pesca, a culinária e a foz do rio Santa Maria. Os produtos da feira são inspirados nesse contexto", disse a coordenadora do Circuito Cultural, Lena Côgo.

Parceria

Além do fomento da economia criativa na região, a ação potencializou a parceria entre os projetos da própria Semc. "A parceria entre o Museu do Pescador e o Circuito Cultural é uma ação muito importante na integração dos equipamentos da Secretaria de Cultura que buscam o fortalecimento local através das oficinas de artesanato", explicou Clícia Schmidt, do Museu do Pescador.


Voltar ao topo da página