Notícias

Feira Literária Capixaba tem programação diversificada

Publicada em 20/05/2019, às 09h00

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
II FLICA - II Feira Literária Capixaba
Feira Literária Capixaba terá atrações de sobra para o público infantil como estímulo à literatura
Leonardo Silveira
Comemoração do 20º aniversário do Parque Municipal Pedra da Cebola
Contação de histórias será uma das ações executadas pelo projeto Viagem pela Literatura

Entre os dias 22 e 26 de maio, das 9 às 20 horas, Vitória será a capital da literatura com a 6ª Feira Literária Capixaba (FLIC-ES), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Com uma programação plural, o evento recebe grandes nomes da literatura nacional, como a escritora Conceição Evaristo, mesas-redondas e workshops sobre arte e literatura, além de homenagem à escritora Judith Leão Castello Ribeiro.

Serão 300 artistas participando do evento, que contará com o lançamento de 80 livros de autores capixabas. A programação contempla espaços temáticos com conteúdos voltados para o público infantil e juvenil, oficinas, palestras, apresentações culturais, além de ações voltadas para sustentabilidade.

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), é uma das apoiadoras do evento e participa com uma série de atividades. Na quarta-feira (22), a Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi participa da Tenda Cultural com o Grupo Fafi de Dança.

Contação de histórias

Na quinta-feira (23), a partir das 8h30, também na Tenda Cultural, o projeto Viagem pela literatura, da Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, traz a atividade de contação de histórias, com Martha Samor.

Às 10 horas, o Circuito Cultural de Vitória apresentará balé infantil e infantojuvenil. Às 14 horas, uma nova contação de histórias do Viagem pela Literatura, com Eliana Zandonade. Na sequência, o Grupo Fafi de Dança.

Instrumentarte

Às 16 horas, haverá o cortejo do Instrumentarte, do Circuito Cultural, com o mestre Valdemiro Salles e os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adão Benezath, da Grande Goiabeiras.

Lei Rubem Braga e mesas-redondas

Às 9 horas, no auditório do Centro de Ciências Econômicas (CCE), a gerente do projeto cultural Lei Rubem Braga, Wanya Mayhé, integrará a mesa-redonda "Leis de Incentivo à Cultura: um caminho para a democratização das artes".

Na sexta-feira (24), no auditório do CCE, o secretário municipal de Cultura, Francisco Grijó, participa da mesa "Políticas Públicas para a Literatura".

Mais Viagem pela Literatura e Circuito Cultural

Na Tenda Cultural, o Grupo Fafi de Dança se apresenta às 10h e, às 14h30, o projeto Viagem pela Literatura leva contação de histórias, com Kika Amorim e Alzira Bermudez. Às 17 horas, o Circuito Cultural leva uma série de atividades.

No sábado (25), às 9 horas, na Tenda Cultural, o projeto Viagem pela Literatura desembarca novamente com a contação de histórias, desta vez com a escritora Eliana Zandonade.

Kesia Levone
Instrumentarte
Instrumentarte, ação do Circuito Cultural, fará parte da programação do evento
Divulgação Semc
Livros gigantes
Livros Gigantes também vão despertar a curiosidade do público

Livros Gigantes

Entre os dias 23 e 25 de maio, o projeto Livros Gigantes, das 8h30 às 17 horas, da servidora Lilian Menenguci, que também lançará o livro “Casa de Papel”, integrará a programação.

Homenagem

A homenageada deste ano é a escritora Judith Leão Castello Ribeiro. A autora, que também foi educadora e ensaísta, tornou-se professora na juventude.

Foi a primeira mulher eleita deputada estadual no Espírito Santo e exerceu diversos mandatos com foco nas áreas de educação, cultura e bem-estar social.

Quando ela obteve a informação de que mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-Santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas da época e fundou a Academia Feminina Espíritossantense de Letras, sendo, Judith, a primeira presidente.

Serviço
Quando: De 22 a 26 de maio de 2019, das 9 às 20 horas.
Onde: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) -.Av. Fernando Ferrari, 514 – Goiabeiras - Campus de Goiabeiras. Estacionamento do CCE.
Aberto ao público
Divulgação Semc
Suely Bispo
Suely Bispo também vai participar da Feira Literária
Divulgação Semc
Conceição Evaristo
Conceição Evaristo é outra convidada do evento

Voltar ao topo da página