Notícias

Feira Literária Capixaba chega à quinta edição com programação diversificada

Publicada em 18/05/2018, às 09h00 | Atualizada em 18/05/2018, às 14h12

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
II FLICA - II Feira Literária Capixaba
Feira Literária Capixaba vai fazer o público viajar pelo universo da literatura

Durante cinco dias, o universo da literatura vai tomar conta de Vitória. De 23 a 27 de maio, das 9 às 20 horas, acontece na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) a 5ª Feira Literária Capixaba.

Com uma programação intensa e diversificada, que contempla lançamentos de livros, palestras, mesas- redondas, contação de histórias, apresentações musicais, danças típicas, espaço para artesanato, leitura, exposições de artes e praça de alimentação com food trucks, o evento tem entrada gratuita.

"A Feira Literária Capixaba se firma como um evento fundamental para arte de escrever. É por meio dela que os novos escritores vêm a público, assim como escritores já conhecidos têm a oportunidade de apresentar a continuidade de seus trabalhos. E não serve somente a criadores, mas também a professores, estudantes, críticos, curiosos, intelectuais de todas as áreas, ou seja, todos aqueles que, de uma forma ou de outra, mostram-se ligados à arte da palavra", afirmou o secretário de Cultura de Vitória, Francisco Grijó.

Programação

A Secretaria Municipal de Cultura (Semc) participa ativamente da programação do evento literário. O secretário Francisco Grijó, que é escritor, irá mediar as mesas "Literatura e Música", na quinta-feira (24), às 17 horas, com a participação de Rogério Coimbra e José Roberto Santos Neves; e "Arte e Marginalidade", na sexta (25), também às 17 horas, com Pedro Padilha e Wilson Coêlho.

Na quinta (24), às 14 horas, acontece a mesa "Rede de Leitura Inclusiva: desafios e possibilidades na cena capixaba", com mediação de Lilian Menenguci e a participação da Elizete Caser e Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

Na sexta (25), às 19 horas, a coordenadora do Mucane, Thaís Souto Amorim, irá mediar a mesa "Literatura e Negritude", com a participação de Jorge Nascimento e Tamyres Batista.

No sábado (26), às 18 horas, a coordenadora da Casa Porto das Artes Plásticas, Kênia Lyra, irá mediar a mesa “Literatura e Artes Visuais”, com a participação do Grupo Pêndulo (formado pelos artistas Joana Quiroga e Fredone Fone) e de Juliana Pessoa. Na sequência, às 19 horas, acontece a mesa "Livro: da ideia ao leitor", com a participação de Gustavo Binda e Rodrigo Caldeira, e mediação de Leonardo Vais.

Apresentações

A Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi fará apresentações de teatro, dança e música – com a participação de alunos e professores – em vários dias do evento. A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim realizará uma série de contações de histórias.

Livros Gigantes

Divulgação Semc
Livros Gigantes
Projeto Livros Gigantes reproduz história da literatura em livros que atingem 1,60m de altura e têm 1,15m de largura, quando fechados

Além disso, acontece a apresentação do projeto "Livros Gigantes", idealizado pela professora doutora e assessora técnica da Semc Lilian Menenguci, que nesta edição apresenta algumas obras de literatura infantojuvenil produzidas no Espírito Santo.

O projeto reproduz história da literatura em livros que atingem 1,60m de altura e têm 1,15m de largura, quando fechados, feitos com diferentes técnicas e materiais.

Música

A música também irá tomar conta da feira. Na quinta, acontece a apresentação do show musical “Elis em Canto e Prosa”. Na sexta, o espetáculo “Violino Brasileiro”, com Hariton Nathanailidis, é quem dá o tom musical ao evento. No sábado, a banda Soul Mister Black anima o evento.

O show musical "Elis em Canto e Prosa" e o espetáculo "Violino Brasileiro" foram projetos contemplados no Edital de Seleção de Projeto de Atividade Artística e Cultural, ano 2017/2018, da Secretaria Municipal de Cultura, e realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura.

Feira

A feira terá dois ambientes: auditório do Centro de Ciências Exatas (CEE) – espaço para as mesas-redondas, debates e palestras – e área externa, próximo ao edifício, onde uma tenda cultural receberá as atividades de contação de histórias, shows musicais, lançamentos de livros, entre outras atividades.

"A Feira Literária Capixaba tem por objetivo valorizar a literatura e a cultura capixaba, divulgando nossas escritoras e escritores", disse Regina Menezes Loureiro, uma das organizadoras da feira.

Premiação e homenageado

No dia 27 (domingo), acontece ainda a premiação do III Prêmio Capixaba de Literatura "Afonso Cláudio de Freitas Rosa", homenageado do evento, com a finalidade de premiar obras inéditas nas categorias Ensaio e Ilustração. Afonso foi escritor, poeta, historiador, professor e advogado. Nasceu em Mangaraí, município de Santa Leopoldina, em 2 de agosto de 1859.

Participou ativamente do movimento republicano e, quando da Proclamação da República, foi escolhido primeiro governador do Estado do Espírito Santo, nomeado em 20 de novembro de 1889. Foi fundador da Academia Espírito-Santense de Letras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 16 de junho de 1934.

A realização é da Academia Feminina Espírito-Santense de Letras (AFESL), da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL) e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), com o apoio da Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Serviço
V Feira Literária Capixaba
Quando: de 23 a 27 de maio, quarta a domingo, das 9 às 20 horas
Onde: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória


Voltar ao topo da página