Notícias

Febre amarela: vacinação em 28 unidades de saúde a partir desta quinta

Publicada em 01/03/2017, às 13h00 | Atualizada em 02/03/2017, às 15h25

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


André Sobral
Vacinação Febre Amarela
Moradores devem procurar unidades de saúde para se vacinarem contra a febre amarela a partir desta quinta (2)

A partir desta quinta-feira (2), a vacinação contra a febre amarela ocorrerá em 28 unidades de saúde de Vitória.

Para quem já fez o agendamento on-line, as vacinas serão aplicadas na parte da manhã em 13 unidades: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio e Vitória/Parque Moscoso. Na parte da tarde, o atendimento será por demanda espontânea.

As 15 demais unidades de saúde de Vitória farão atendimento por ordem de chegada de manhã e à tarde. São elas: Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha e São Cristóvão. Na US do Forte São João, o atendimento ficará restrito às pessoas que têm viagens marcadas para o exterior. Veja os endereços aqui.

Também haverá vacinação novamente na Igreja Batista de Jardim da Penha nesta quinta (2), com distribuição das senhas a partir das 8 horas.

O agendamento on-line continua como ação complementar ao controle do vírus até o dia 31 de março.

Números

Até esta quarta (1º), o município vacinou um total de 131.360 pessoas, quantitativo que representa 36% da população de Vitória. A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar todos os moradores da capital até o próximo dia 11. "Todas as pessoas serão vacinadas no município de Vitória. Estamos preparados para atender a toda demanda", disse a secretária de Saúde de Vitória, Cátia Lisboa.

Ação preventiva

Na ação preventiva realizada pela Prefeitura de Vitória no sábado (25), segunda (27) e hoje (1º), foram vacinadas 34.580 pessoas. Nesta quarta, foram 3.640 vacinas aplicadas na Emef Maria José Costa Moraes (São Pedro), 3.200 na Emef Elzira Vivacqua (Jardim Camburi), 6.100 no Álvares Cabral, 3.540 na Igreja Batista de Jardim da Penha e 1.100 no HPM, num total de 17.580.

Além disso, 500 pessoas foram imunizadas na Ilha do Frade na sexta-feira (24).

Fumacê

Além da vacinação, o Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) continuará a ação de combate e bloqueio focal do vetor e a intensificação do carro fumacê. Nesta quarta (1º) à noite, o fumacê passará pelos bairros Santa Martha e Santo Antônio. Ontem (28), a aplicação espacial de inseticida aconteceu em Jardim da Penha.

Vacinação

Para vacinar, as pessoas devem levar os seguintes documentos:

- comprovante de residência de Vitória;
- Identidade ou CPF;
- cartão de vacina (indispensável para crianças);
- laudo médico (para as pessoas acima de 60 anos que não comprovem a primeira dose da vacina).

Contraindicação

A vacina é contraindicada para:

Crianças menores de 6 meses de idade;
Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia e imunomoduladores);
Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
Pacientes com imunodeficiência primária;
Pacientes com neoplasia;
Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).


Voltar ao topo da página