Notícias

Febre amarela: vacina é retomada em Vitória com 20 unidades de referência

Publicada em 14/02/2017, às 16h19

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


Samira Gasparini
fachada da Unidade de Saúde de Bairro República
Unidade de saúde de Bairro República está vacinando as pessoas contra a febre amarela
Samira Gasparini
US Jardim Camburi
Moradores também podem buscar a US de Jardim Camburi para se imunizar

Desde a manhã desta terça-feira (14), 20 unidades de saúde passaram a vacinar contra a febre amarela em Vitória, o dobro do número de postos de vacinação até a suspensão do serviço na semana passada, por questões de segurança. A vacinação foi retomada hoje de forma tranquila, sem intercorrências.

Além das unidades de saúde Vitória (Parque Moscoso), Santo André, Santa Luiza, Santo Antônio, Consolação, Maruípe, Jabour, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Suá, também estão vacinando os postos de Ilha das Caieiras, Resistência, Bairro do Quadro, Bairro República, Maria Ortiz, Itararé, São Cristóvão, Andorinhas, Jesus de Nazareth e Fonte Grande.

As unidades abrem as portas às 7 horas, e a vacinação começa a partir das 8 horas, seguindo enquanto durarem as doses. A Vigilância Epidemiológica de Vitória reforça que o protocolo de vacinação continua o mesmo, seguindo normas do Plano Nacional de Imunização (PNI/MS). Vitória não está na área considerada de risco, e a orientação é imunizar as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão da doença.

Viagem internacional

Para quem vai viajar para países com recomendação da vacina - com passagem internacional comprada -, a orientação é buscar diretamente a US Forte São João, na avenida Beira-Mar, das 10 às 15 horas. Não é preciso mais agendar por telefone na Vigilância Epidemiológica.

Apoio de igrejas

Em unidades de saúde com grande procura pela vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) buscou parceria com as igrejas locais para promover maior conforto para as pessoas.

Esse é o caso de Jardim Camburi. As senhas são distribuídas a partir das 7 horas na unidade de saúde, e as pessoas são direcionadas para a Igreja Batista do bairro para se vacinarem com mais conforto.

Em Jabour, o apoio veio da Igreja Batista Independente. Desde o início deste mês, a triagem e a vacinação ocorrem no espaço da igreja. Em Jardim da Penha, a Igreja Católica São Francisco de Assis abriu as portas para acolher os que esperam para se vacinar.

Contraindicações

A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício.

Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional. Os idosos acima de 60 anos precisam de laudo médico para receber a vacina.

A vacina é contraindicada para:

  • Crianças menores de 6 meses de idade;
  • Pacientes com imunodepressão de qualquer natureza;
  • Pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave;
  • Pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia e imunomoduladores);
  • Pacientes submetidos a transplante de órgãos;
  • Pacientes com imunodeficiência primária;
  • Pacientes com neoplasia;
  • Indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras);
  • Pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).

Voltar ao topo da página