Notícias

Febre amarela: grupos de excursão e retiros de Carnaval podem agendar por e-mail

Publicada em 15/02/2017, às 14h20

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Vacinação Febre Amarela
Apenas pessoas que irão viajar para áreas de risco de transmissão devem ser vacinadas contra a febre amarela

Para atender grupos de pessoas e igrejas que promovem excursões e retiros religiosos no período de Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) decidiu adotar uma estratégia especial de vacinação contra a febre amarela para turmas que vão viajar para áreas de risco de transmissão da doença ou com recomendação de vacina nesse período. O esquema também vale para estudantes de nível técnico e superior matriculados em escolas e faculdades de cidades com recomendação da vacina.

Uma sala especial de vacinação foi montada na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória) para receber esses grupos, nestas quinta (16) e sexta (17), das 8 às 16 horas. O agendamento será efetuado por meio do endereço eletrônico do Programa de Imunização da Semus: imunizacao@correio1.vitoria.es.gov.br. 

Para agendar, a instituição ou a pessoa responsável pela excursão deve enviar uma solicitação formal com a lista de nomes e um documento de comprovação da viagem - estadia ou contratação de ônibus, por exemplo -, colocar telefone de contato e assinar. A equipe da Vigilância Epidemiológica entrará em contato para informar sobre o agendamento e indicar o melhor horário para o grupo se vacinar. Já os estudantes devem apresentar o comprovante da matrícula.

Unidades de saúde

A Semus informa ainda que a vacinação contra a febre amarela continuará sendo ofertada normalmente em 20 unidades de saúde de referência em Vitória para as pessoas em geral que vão viajar para áreas de risco de transmissão. Para que a proteção seja eficaz, a vacina deve ser aplicada pelo menos 10 dias antes da viagem.

Essa estratégia já vem sendo adotada para atender pessoas de determinadas categorias profissionais que viajam a trabalho para esses lugares, como bombeiros, policiais florestais e policiais rodoviários.

Fique por dentro

Atendimento na Etsus

André Sobral
Vacinação Febre Amarela
Etsus contará com sala especial de vacinação para grupos de excursão, retiros de igrejas e estudantes

Para estudantes de nível técnico e superior que vão estudar em escolas técnicas e faculdades de cidades do interior capixaba com recomendação da vacina, além de grupos de excursões e retiros. O agendamento será feito pelo email: imunizacao@correio1.vitoria.es.gov.br.

Os estudantes devem apresentar comprovante de matrícula. Os grupos de retiro e excursão devem enviar a lista de nomes e comprovação da viagem para a área de risco. A equipe do Programa de Imunização responderá por e-mail as solicitações, confirmando o agendamento.

Para a população

Os viajantes que vão para áreas de risco de transmissão da doença podem buscar as 20 unidades de referência para vacinação contra a febre amarela: unidades de saúde Vitória (Parque Moscoso), Santo André, Santa Luiza, Santo Antônio, Consolação, Maruípe, Jabour, Jardim da Penha, Jardim Camburi, Praia do Suá, Ilha das Caieiras, Resistência, Bairro do Quadro, Bairro República, Maria Ortiz, Itararé, São Cristóvão, Andorinhas, Jesus de Nazareth e Fonte Grande.

As unidades abrem as portas às 7 horas, e a vacinação começa a partir das 8 horas, seguindo enquanto durarem as doses.

Orientação

A Vigilância Epidemiológica de Vitória reforça que o protocolo de vacinação continua o mesmo, seguindo normas do Plano Nacional de Imunização (PNI/MS). Vitória não está na área considerada de risco, e a orientação é imunizar as pessoas que vão viajar para áreas de risco de transmissão da doença.

Viagem internacional

Para quem vai viajar para países com recomendação da vacina - com passagem internacional comprada -, a orientação é buscar diretamente a US Forte São João, na avenida Beira-Mar, das 10 às 15 horas. Não é preciso mais agendar por telefone na Vigilância Epidemiológica.

Contraindicações

A vacinação contra febre amarela segue critérios recomendados pelo Programa Nacional de Imunizações. O Ministério da Saúde alerta que, nos casos de pacientes com imunodeficiência, a administração da vacina deve ser condicionada à avaliação médica de risco-benefício.

Pessoas com histórico de reação alérgica a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina e outros produtos com proteína bovina), além de pacientes com histórico anterior de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, ausência de timo ou remoção cirúrgica) também devem buscar orientação profissional. Os idosos acima de 60 anos precisam de laudo médico para receber a vacina.

A vacina é contraindicada para: crianças menores de 6 meses de idade; pacientes com imunodepressão de qualquer natureza; pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave; pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia e imunomoduladores); pacientes submetidos a transplante de órgãos; pacientes com imunodeficiência primária; pacientes com neoplasia; indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras); e pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica).


Voltar ao topo da página