Notícias

Fafi comemora 23 anos e abre as portas para o público com muitas apresentações

Publicada em 19/11/2014, às 14h53 | Atualizada em 24/11/2014, às 17h42

Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Elizabeth Nader
Apresentações de atividades de dança na Fafi
Fafi vai realizar uma série de apresentações para comemorar os seus 23 anos de história

Única escola técnica de formação em teatro e dança do Espírito Santo, a Fafi completa, nesta terça (25), 23 anos como instituição de ensino, além de 88 anos do prédio histórico que a abriga. Para comemorar a data, a escola não preparou apenas um, mas seis dias de festa, dentro da 3ª edição do projeto "Fafi de Portas Abertas".

Entre esta segunda (24) e o próximo dia 29, a escola abre as portas para a comunidade e apresenta os resultados das aulas do segundo semestre de 2014.

Além das apresentações teatrais, musicais e os números preparados especialmente pelos professores e alunos da instituição, também acontecerá uma homenagem ao músico Alexandre Lima e uma série de atividades para comemorar as conquistas da Fafi neste ano e aproximar ainda mais os moradores da escola.

"É importante oferecer para a cultura local vivências por meio de oficinas, além de promover a interação e a socialização escola x comunidade", afirmou a gerente do espaço, Zila Nascimento.

Programação

A programação inclui uma série de oficinas de dança afro, dança de salão e zumba, apresentações musicais com Wanderson Lopez Trio, recital poético com Markus Konká, o espetáculo infantil "Anjos e Abacates" e a Camerata do Sesi, com a participação do cantor e compositor Amaro Lima.

Solidariedade

Um dos destaques do evento será o "Abraçaço Solidário – Movimento #AcordaAlex", que vai reunir pessoas ligadas à cultura e alunos no entorno da escola para um abraço simbólico no artista. Também acontecerá um desfile de moda com produção da estilista Gabi King, irmã de Alexandre, e trilha sonora com as canções do músico.

"Com esse 'Abraçaço', vamos comemorar o reconhecimento da Fafi como a única escola técnica de teatro e dança do Estado e contribuir para o tratamento do querido Alexandre Lima, que, durante o tempo em que esteve à frente da Secretaria de Cultura, sonhou ver a Fafi alçada a essa condição", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

"A equipe da Escola Fafi quer, com essa ação, desenvolver em nossos alunos o espírito de solidariedade, além de demonstrar o nosso afeto e solidariedade pelo ex-secretário Alexandre Lima, bem como a nossa gratidão pelo carinho e respeito por ele", ressaltou Zila.

Novidades

André Sobral
Aula de Dança na FAFI
Fafi foi reconhecida este ano como escola técnica de arte e dança: prédio passará por reforma

Entre as boas notícias que a escola teve em 2014, está a autorização pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) para funcionar como "escola técnica". Assim, a escola passa a ser a única instituição na Grande Vitória a oferecer cursos com registro nas áreas de Arte Dramática e Dança.

"A autorização para que a Fafi ofereça cursos técnicos de dança e artes dramáticas é um marco para a história da escola e para o cenário cultural de Vitória. Além de ser um impulso enorme para a qualificação dos alunos, é um passo muito significativo na consolidação da Fafi como espaço central de formação de talentos e de técnicos da arte", afirmou Ana Laura Nahas.

Restauro

Outra boa notícia foi o plano de restauro e recuperação do prédio onde fica instalada a escola. A obra prevê a restauração de pintura parietal e adornos internos, adequação às condições de acessibilidade universal, repintura da fachada, climatização, elevador, entre outras mudanças.

Durante o trabalho de restauração, as aulas não serão interrompidas, mas acontecerão em um novo espaço, a ser escolhido até o fim de novembro.

O projeto de restauração e recuperação da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música Fafi faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Vitória e o Governo do Estado.


Voltar ao topo da página