Notícias

Fábrica de Ideias recebe doação de equipamentos para laboratórios de pesquisa

Publicada em 08/12/2017, às 18h26

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Café da manhã na Fábrica de Idéias
Prefeito Luciano Rezende discursou para professores, alunos, empresários e gestores sobre importância da ocupação da Fábrica de Ideias
Diego Alves
Café da manhã na Fábrica de Idéias
Encontro selou a doação de equipamentos de Tecnologia da Informação para o desenvolvimento de pesquisas na Fábrica de Ideias

A Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, recebeu equipamentos de Tecnologia de Informação (TI) que irão potencializar as pesquisas de projetos de virtualização (realidade virtual e aumentada) no espaço. A doação, realizada durante encontro na manhã desta sexta-feira (8), foi realizada pela Vale e permite a criação de um centro de processamento de dados completo no local.

Entre as peças, estão armários (racks), servidores, equipamentos de armazenamento de dados (storage), equipamentos para cópias de segurança em fita (library) e equipamentos de comunicação e interligação de redes (switches, roteadores e pontos de rede sem fio).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância da ocupação da Fábrica de Ideias. "Esse trabalho aqui é fundamental. A gente junta território, disposição política, disposição empresarial, força de capital, força de juntar parceiros. Vamos colocar cada vez mais, todo esse pessoal aqui dentro da Fábrica de Ideias!".

Parcerias

O prefeito ainda antecipou que a administração municipal está de portas abertas para firmar parcerias para o desenvolvimento de atividades do tamo de tecnologia no espaço. "Desejamos relações com todos!" Reafirmou

Referência

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destacou a visão da instituição para a Fábrica de Ideias. "Queremos que seja um espaço '7 por 24'. Ou seja, que funcione sete dias por semana e 24 horas por dia, com atividades de pesquisa, inovação e cultura. Queremos trazer outras instituições e empresas para o local ser um centro de referência em inovação e empreendedorismo. Vamos produzir muito pra Vitória, para o Estado e para o Brasil, sempre olhando para o mundo".

O Ifes é parceiro da administração municipal na oferta de ações voltadas para as áreas de economia criativa e inovação tecnológica na Fábrica de Ideias. Professores e alunos que desenvolvem pesquisas nas cidades onde estão instalados os campi da instituição também participaram do encontro, além de profissionais de setores de tecnologia da Grande Vitória.

Economia criativa

"Essa parceria com a Vale é um passo importante para a economia criativa no munícipio de Vitória. Ela vai ser um alicerce para desenvolver projetos e ampliar e fomentar a produção. Esta etapa também é um divisor de águas para uma nova etapa entre o meio acadêmico e o poder público", disse o gestor da Fábrica de Ideias, Marcílio Riegert.


Voltar ao topo da página