Notícias

Exposição na Prefeitura chama a atenção para o Dia Mundial da Saúde Mental

Publicada em 10/10/2017, às 09h00

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Exposição CAPS
Exposição no hall da PMV traz trabalhos desenvolvidos por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial
Diego Alves
Exposição CAPS
Objetivo da mostra é chamar a atenção da sociedade para o tema da saúde mental

Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado nesta terça-feira (10), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Vitória estão expondo, no hall do Palácio Municipal, fotos de eventos e artesanatos produzidos em oficinas realizadas nos espaços.

A exposição teve início nesta segunda (9) e segue até sexta (13). O objetivo é aproximar a sociedade desse tema e dessa realidade.

"Muitas pessoas acreditam que apenas a medicação é suficiente no tratamento mental, porém é preciso também trabalhar a socialização. Quanto mais conhecermos e entendermos as pessoas que estão com algum transtorno mental, mais nossa sociedade será capaz de aceitar e compreender que elas também têm espaço e direitos em nosso meio", explicou a psicóloga do Caps da Ilha de Santa Maria, Rejane da Silva Vasconcelos.

Caps

Vitória possui quatro Centros de Atenção Psicossocial, que atendem individualmente e em grupo pessoas encaminhadas das unidades de saúde ou diretamente, por demanda espontânea. Os Caps atuam com equipes multidisciplinares, formadas por psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, musicoterapeutas, arteterapeutas, técnicos esportivos e terapeutas ocupacionais.

CAPS Ilha de Santa Maria

Atende pessoas acima de 18 anos com transtornos mentais. Desenvolve ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos são tratamento, reabilitação e reinserção social na sociedade dos pacientes com transtornos mentais severos e persistentes, incluindo atenção aos familiares.

Rua José de Carvalho, 404, Ilha de Santa Maria - Telefone: (27)3132-5111 / 3132-5110

CAPS São Pedro

Atende adultos com transtornos mentais e seus familiares. A assistência é oferecida por uma equipe multidisciplinar, de forma planejada e de acordo com a necessidade individual.

Está localizado atrás do Pronto-Atendimento (PA) de São Pedro, na rodovia Serafim Derenzi - Telefone: (27) 3332 8132 / 3332 8133

CAPS infantil

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CapsI) realiza acolhimento, tratamento e reinserção social de crianças e adolescentes, moradores de Vitória, com idade entre zero e 18 anos, que tenham transtornos mentais graves e persistentes. São oferecidas diferentes modalidades de tratamento, dependendo das necessidades de cada uma delas.

Telefone: (27) 3225-3698/5497

CAPS Álcool e outras drogas

Atende adultos com transtornos causados por uso intenso ou abusivo de álcool e outras drogas. Desenvolve ações de atendimento aos familiares, bem como práticas alternativas do cuidado à saúde: como reik, auticuloterapia, fitoterapia, ioga, meditação e mandalas, além de oficinas terapêuticas e de geração de renda, atendimentos em grupos ou individuais e atendimentos aos familiares. 

Rua Álvaro Sarlo, 181, Ilha de Santa Maria - Telefone: (27) 3132-5104

Data

O Dia Mundial da Saúde Mental foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental. O objetivo é combater o preconceito e o estigma em relação à saúde mental.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 31% a 50% da população brasileira pode vir a apresentar pelo menos um episódio de transtorno mental durante a vida.


Voltar ao topo da página