Notícias

Exposição na Casa do Cidadão marca o dia de combate à discriminação racial

Publicada em 20/03/2017, às 18h49

Por Josué de Oliveira, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semcid
Exposição Empoderar e enegrecer
Exposição "Empoderar e Enegrecer" ficará aberta ao público até o dia 31 de março

A partir desta terça-feira (21), a Casa do Cidadão abre suas portas para a realização da exposição "Empoderar e Enegrecer". A mostra, que acontece até o dia 31 de março, faz parte do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A exposição será feita com fotos, cartazes e frases de pensadores ligados à temática do movimento negro e estará aberta ao público das 12 às 19 horas, no auditório Alexandre Martins de Castro Filho. Durante a exibição, haverá também distribuição de material com informações históricas de como foi iniciada a luta pelo fim da desigualdade racial. Entre os temas abordados, estão combate ao racismo, o lugar da mulher negra na sociedade e racismo institucional e religioso.

O objetivo é chamar atenção para o preconceito ainda existente na sociedade e trabalhar questões raciais por meio do empoderamento do negro.

A assistente social da Gerência de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid) Maria Anita destacou a importância do evento para fortalecer a discussão em torno do tema.

Massacre

Anita lembrou que a data é uma lembrança do dia 21 de março de 1960, em Joanesburgo, capital da África do Sul, quando 20 mil negros protestavam contra a lei que os obrigava a portar cartões de identificação, identificando os locais por onde poderiam circular.

Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. O ato ficou conhecido mundialmente como o Massacre de Shaperville.

"Essa é uma data significativa porque lembra o massacre. O povo precisa saber que os negros sempre lutaram por essa igualdade, já que não existe esse memória. E o objetivo dessa exposição é exatamente esse, socializar a informação e levar o conhecimento ao público", disse.


Voltar ao topo da página