Notícias

Exposição Mata Atlântica vai até domingo e encerra a Semana do Meio Ambiente

Publicada em 09/06/2017, às 15h46

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de SEGOV/SUB-COM


Divulgação Semmam
Exposição da Mata Atlântica
Exposição "Mata Atlântica de Vitória: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" acontece no Shopping Vitória até domingo
Divulgação Semmam
Exposição da Mata Atlântica
Evento tem entrada franca: visitantes podem conhecer Mata Atlântica existente no maciço central de Vitória

Encerrando as comemorações da Semana do Meio Ambiente, teve início, na manhã desta sexta (9), a exposição "Mata Atlântica de Vitória: diversidade nas paisagens em múltiplos olhares", no Shopping Vitória, com entrada franca.

A intenção da exposição é fomentar discussões sobre a importância da Mata Atlântica, que apresenta um bioma de extrema importância para a biodiversidade e para a preservação dos seres vivos. Durante a visita, as pessoas podem vivenciar sensações relacionadas ao ambiente da Mata Atlântica como se realmente estivesse dentro de uma mata, em uma visita monitorada e guiada.

Os visitantes podem compreender que a mata faz parte do cotidiano de Vitória, compondo a paisagem na área do maciço central com áreas de preservação ambiental que estão protegidas por lei e situadas em parques naturais que são unidades de conservação, como os parques da Fonte Grande, Mulembá, Tabuazeiro, Gruta da Onça e Pedra dos Olhos.

Espécies

Na Mata Atlântica ainda existente no maciço de Vitória, é possível encontrar muitas espécies de plantas de extrema exuberância e beleza e animais ameaçados de extinção, como tatu-canastra, muriqui, onça-pintada, preguiça de coleira, sagui-da-serra, anta, macuco, jaó-do-litoral e muitos outros.

Parceria

O evento acontece hoje (9) e neste sábado (10), das 10 às 22 horas, e no domingo (11), das 14 às 20 horas, e é fruto de uma parceria da Gerência de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam) com a Secretaria de Educação (Seme), através da Escola de Ciências - Biologia e História, Instituto Últimos Refúgios, Gerência de Áreas Verdes da Semmam, Shopping Vitória, que cedeu o espaço para a exposição, e Sempre Verde Garden Center, que forneceu boa parte das espécies em exposição.


Voltar ao topo da página