Notícias

Exposição "Copo de Mar" desembarca no Ifes de Cariacica

Publicada em 12/03/2018, às 15h08 | Atualizada em 12/03/2018, às 15h08

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Exposição Copo de Mar
André Sobral
Exposição Copo de Mar

Depois de uma temporada de sucesso no Museu Histórico da Ilha das Caieiras "Manoel dos Passos Lyrio" (Museu do Pescador), a exposição "Copo de Mar" desembarca no espaço expositivo localizado dentro da biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), no campus de Cariacica.

A mostra reapresenta ao público trabalhos premiados nos Salões do Mar, nos anos de 1999 e 2001, e que pertencem ao acervo da Casa Porto das Artes Plásticas. São eles: "Roupa de Sereia", de Maruzza Valdetaro; e "Cuidado com os Parcéis", de Rosindo Torres; além dos trabalhos "Atum Sólido ao Natural em Água e Sal", "Sardinhas em Molho de Tomate" e "Sardinhas em Óleo Comestível", de Júlio Schmidt.

As obras estão dispostas no mesmo espaço expositivo por terem a temática marítima em comum, o que foi fundamental para criar o diálogo entre os trabalhos, mesmo que suas características individuais os diferenciem.

Obras

"Roupa de Sereia" - Maruzza Valdetaro

O trabalho ganhou o 3º prêmio e júri popular na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001. Mais de uma década depois, a artista acredita que a possibilidade de mexer com o imaginário e tirar as pessoas do lugar comum é o diferencial do trabalho.

"Cuidado com os Parcéis" - Rosindo Torres

O trabalho ganhou o 2º prêmio da 1ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 1999. A instalação-objeto proporciona ao espectador perceber uma guarda marinha navegando em mares, surgindo a partir de visitas ao Mercado da Vila Rubim, quando Rosindo se apropriou de imagens do universo do sincretismo religioso da umbanda que tivessem relação com o mar.

"Atum Sólido ao Natural em Água e Sal", "Sardinhas em Molho de Tomate" e "Sardinhas em Óleo Comestível" - Júlio Schmidt

O trabalho ganhou o 1º prêmio na 3ª edição do Salão Capixaba do Mar, em 2001, e fez uso de objetos de consumo deslocados do seu universo tradicional, reproduzidos em grande escala, com elementos da "pop art" e sempre por meio da pintura.

Serviço
Exposição "Copo de Mar"
Obras de Júlio Schmidt, Maruzza Valdetaro e Rosindo Torres
Visitação: até 11 de maio. De segunda a sexta, das 13 às 20 horas
Onde: biblioteca do Instituto Federal do Espírito Santo - campus Cariacica - rodovia Governador José Sette, 184, Itacibá, Cariacica.

Voltar ao topo da página