Notícias

Experiência de Vitória é apresentada no Seminário Nacional de Educação Especial

Publicada em 21/09/2018, às 17h32 | Atualizada em 21/09/2018, às 18h05

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Seme
Seminário de Educação Especial
Seminário teve o objetivo de promover, divulgar e socializar o conhecimento da área de Educação Especial.
Divulgação Seme
Seminário de Educação Especial
Profissionais da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de apresentar projetos executados nas unidades de Vitória

A exitosa experiência de Vitória no campo da Educação Especial foi apresentada esta semana no V Seminário Nacional de Educação Especial, que ocorreu junto com o XVI Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Organizado por professores e pesquisadores da universidade, entidades e pelas secretarias estaduais e municipais de Educação de todo o País, o evento tem como objetivo promover, divulgar e socializar o conhecimento da área de Educação Especial. O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é celebrado nesta sexta-feira (21).

"A ideia é que essas ações ajudem a fomentar políticas públicas sobre o tema e práticas pedagógicas mais democráticas, além de promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais da Educação e áreas afins", explicou a coordenadora de Educação Especial de Vitória, Ana Lúcia Sodré de Oliveira.

Ela integrou o grupo de 15 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Seme) que participaram do evento, acompanhando as palestras e apresentando trabalhos e pesquisas.

Confira abaixo alguns dos trabalhos apresentados pela Seme

- “A Inclusão escolar e o direito à educação de crianças que são público da educação especial na educação infantil: o que dizem os professores especializados” – Professora Sumika Soares de Freitas.

- “A construção de práticas não medicalizantes para o autismo: a experiência de um clube do livro” - Professora Débora Nascimento.

- “Contribuições da fenomenologia no atendimento educacional especializado do educando nas altas habilidades/superdotação” - Professora Maria Amélia Barcellos.

- “Uma década da política nacional de educação especial na perspectiva inclusiva: processos de formação no município de Vitória” - Professoras Ana Lúcia Sodré de Oliveira, Emilene Coco e Mariana Aguiar.

- “Jogos e brincadeiras para crianças autistas: possibilidades nas salas de educação física” - Professora Fabiana Zanol Araújo.

Educação Especial

Em Vitória, a Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis e etapas educacionais. A Seme trabalha diariamente para subsidiar o processo de inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Os estudantes da modalidade recebem atendimento especializado, tanto no horário regular quanto no contraturno escolar. O trabalho é realizado por professores especializados em Educação Especial, que, dentre outras ações, organizam com os demais profissionais da escola procedimentos didáticos pedagógicos diferenciados, atuando de forma articulada na organização do trabalho destinado a crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados nas unidades de ensino do município.


Voltar ao topo da página