Notícias

Evento "Unir Versos Griot" realiza segunda edição no Mucane

Publicada em 12/09/2017, às 16h19

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Evento Griôs
DJ Zalui será uma das ações da segunda edição do evento "Unir Versos Griot"
Divulgação Semc
Evento Griôs
Mestre de cerimônia Elizabeth também irá participar da ação

Dar visibilidade à cena cultural local produzida por artistas afrodescendentes e da periferia, por meio da música, da poesia e da dança. Essa é a proposta do "Unir Versos Griot", evento organizado pelo Núcleo Afro Odomodê, que realiza sua segunda edição nesta terça-feira (12), a partir das 19 horas, no Museu Capixaba do Negro “Veronica da Pas” (Mucane), no Centro.

A proposta do evento é, a cada edição, reunir artistas locais para apresentar seu trabalho. O evento conta com a participação da mestre de cerimônia Elizabeth Sant'Anna, da DJ Zalui e da banda Denigro.

Para Elizabeth, esses eventos são importantes para a reafirmação da cultura afro e para o empoderamento e protagonismo da mulher negra. "A poesia e o movimento hip hop me ensinaram sobre autonomia. Foi possível visualizar referências, trazer o resgate da nossa ancestralidade. Esses são passos para conseguir mudar o que foi programado para nós. Nós sempre tivemos voz, a questão é que demoramos para entender quanto poder ela tinha".

Além dos convidados, acontece a Batalha de Conhecimento, popularmente conhecida como “Dá o Papo”. A ideia é estimular a troca de conhecimentos entre o público, através do canto falado ou da rima, por meio de batidas instrumentais, acústicas ou capela.

O que é Griot?

Griot é como são chamados, em alguns povos da África, os contadores de histórias. Possuem uma função especial que é a de narrar as tradições e os acontecimentos de um povo. O costume de sentar-se embaixo de árvores ou ao redor de fogueiras para ouvir as histórias e os cantos dura até hoje. Os Griots também são músicos e, muitas vezes, as narrativas são cantadas.

Unir Versos Griot
Quando: terça-feira (12), às 19 horas
Onde: Museu Capixaba do Negro "Verônica Pas" – Mucane – avenida República, 121, Centro
Aberto ao público

Voltar ao topo da página