Notícias

Estudantes de Vitória são vacinados contra HPV e meningite

Publicada em 21/06/2017, às 12h50 | Atualizada em 21/06/2017, às 12h56

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Josué de Oliveira


Foto Divulgação
Vacina contra HPM na EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes
A vacinação está sendo intensificada nas escolas de Vitória

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) está intensificando a vacinação de meninas e meninos contra o HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite meningocócica C. Para isso, as unidades de saúde de Vitória estão agendando atendimento nas escolas públicas e privadas de seus territórios, além de disponibilizar o atendimento na rotina das salas de vacina.

Nesta quarta-feira (21) pela manhã, vacinadores da Unidade de Saúde de Maria Ortiz estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes imunizando cerca de 160 alunos. Para a próxima semana, também há escolas programadas em Jardim da Penha, Bairro República, Jardim Camburi e Santa Luiza, segundo informação da Vigilância Epidemiológica.

“Essa é uma orientação do Ministério da Saúde. Intensificar a vacinação contra HPV fazendo busca ativa nas escolas, mediante autorização dos pais dos alunos. A vacina também está disponível nas unidades de saúde do município durante todo o ano, basta os pais, mães ou responsáveis pelos adolescentes levá-los para serem imunizados", explica a referência técnica em imunização da Semus, Rubia Bonella.

Faixa etária

O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninos que devem receber a vacina HPV quadrivalente. Agora, garotos de 11 a menores de 15 anos também serão vacinados. A vacina também está disponível para meninas de 9 a 14 anos de idade.

A vacina contra o vírus é muito importante, pois ajuda na prevenção de vários tipos de câncer e verrugas genitais.

“A inclusão e ampliação da faixa etária dos meninos no esquema de vacinação é importante porque contribui para a redução da circulação do vírus na população e, assim, protege as mulheres do câncer de colo do útero e vulva, ao mesmo tempo que beneficia os adolescentes contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus”, observa Rúbia.

Já a vacina contra meningite meningocócica C é disponibilizada para meninos e meninas de 12 e 13 anos de idade.

Vacinados contra HPV em 2017
Meninos: 1.464
Meninas: 983
Total: 2.447


Voltar ao topo da página