Notícias

Estudantes de Emef de Jardim da Penha resgatam lembranças em curta de animação

Publicada em 20/04/2017, às 07h00

Por Carmem Tristão, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Projeto Animação
Estudantes da rede pública de Vitória participam das etapas de produção de vídeos de animação
Imagem divulgação
Projeto Animação
Desenho é uma das técnicas utilizadas pelos estudantes durante as oficinas

O que uma criança tem a contar sobre si mesma, quais lembranças guarda e o que espera do futuro? Essas e outras perguntas foram feitas a um grupo de 20 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha. Os depoimentos gravados vão orientar as cenas do mais novo filme do Ponto de Cultura Animazul/Projeto Animação.

A primeira etapa de produção do curta-metragem foi realizada na primeira semana de abril, durante a oficina de roteiro. Orientados pela professora e animadora Ana Godoi, com acompanhamento de monitores do Ponto Animazul, os estudantes participaram de rodas de conversa e de atividades de desenho. Em seguida, a equipe gravou depoimentos de cada criança sobre o que pensa de si mesma, o que marcou a sua vida, como se reconhece e se diferencia dos outros e o que espera do futuro.

Depois da gravação das memórias, os alunos visitaram o Cine Animazul, na sede do Instituto Marlin Azul/Instituto Galpão, onde assistiram a uma sessão de cinema com curtas-metragens de animação feitos por crianças e adolescentes.

Nessa próxima etapa, os estudantes seguirão com a animação das cenas do filme, utilizando a linguagem e as técnicas artesanais como desenho 2D, recorte, areia, stopmotion (massinha) e pixilation (animação com pessoas). A programação será realizada até 11 de maio, de segunda a sexta-feira, e as aulas acontecerão das 13 às 17 horas, no auditório da escola.

Além de articular o audiovisual com outros saberes, como a música, a história e a literatura, o projeto abre novos horizontes de cultura, informação e relações sociais para estudantes da rede pública através de atividades de criação coletiva que estimulam a participação, o diálogo, o compartilhamento, a cooperação e o respeito, contribuindo para a redução da violência e promovendo a cultura de paz.

A realização é do Instituto Marlin Azul, em parceria com o Instituto Galpão.

Conheça o Ponto de Cultura Animazul/Projeto Animação

Criado em 2001, o Projeto Animação desenvolve formas de expressão através da iniciação de alunos da rede pública na linguagem e nas técnicas artesanais do cinema de animação. A cada edição, novos filmes são produzidos por novas turmas de alunos.

Desde a criação, foram realizados os seguintes curtas-metragens: “Mangue e Tal” (2002); “Portinholas” (2003); “Zen ou Não Zen? Eis a questão” (2004); “Vitória pra Mim” (2005); “Albertinho” (2006); “Ele” (2007); “Mestre Vitalino e Nós no Barro” (2008); “Um Fio de Esperança” (2009); “As Curvas de Niemeyer” (2010); “O Maestro do Tempo” (2013); “Dinossauro Rex” (2014); “Nada, Nadador” (2015); “O Bruxo do Cosme Velho” (2015), “A Árvore de Humberto” (2016) e “No Caminho da Escola” (2016). Todas essas animações foram realizadas por alunos de escolas municipais e finalizadas por alunos e monitores do Ponto de Cultura Animazul.

Depois do lançamento, as obras seguem um roteiro de mostras e festivais locais e nacionais, multiplicando o acesso aos conteúdos por públicos de diferentes idades. Os filmes também são distribuídos gratuitamente entre os autores, para escolas, cinematecas, cineclubes e pontos de cultura.

Serviço
Oficina do Ponto de Cultura Animazul/Projeto Animação
Data: até 11 de maio (segunda a sexta-feira)
Horário: das 13 às 17 horas
Local: Emef Éber Louzada Zippinotti
Endereço: Rua Natalina Daher Carneiro, 815 - Jardim da Penha, Vitória - ES, 29060-490 (veja no mapa)

Voltar ao topo da página