Notícias

Estudantes da EJA têm aula de cidadania e direitos humanos na Casa do Cidadão

Publicada em 20/04/2017, às 16h44

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental recebe alunos da EJA
Estudantes da EJA visitaram a Casa do Cidadão e também assistiram a uma apresentação teatral
Divulgação Semcid
Projeto Cidadania Fundamental recebe alunos da EJA
Alunos aprenderam questões voltadas para os Direitos Humanos

Um grupo de 45 estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve uma atividade diferente fora da sala de aula. Eles visitaram o Centro Integrado de Cidadania de Vitória (CIC) Zumbi dos Palmares, mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé. A iniciativa faz parte do projeto Cidadania Fundamental, promovido pela Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos (Semcid).

Participaram da primeira visita os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Suzete Cuendet, em Maruípe, José Lemos de Miranda, em Comdusa, e Vercenílio da Silva Pascoal, de Joana D'arc.

Na aula especial, eles tiveram duas atividades. Uma delas foi o circuito da cidadania virtual, onde tiveram a oportunidade de conhecer os setores e os serviços oferecidos na Casa do Cidadão.

Eles também assistiram a uma apresentação teatral, produzida na metodologia do Teatro do Oprimido. Na ocasião, os atores passaram conhecimentos sobre questões voltadas para os Direitos Humanos, como violência contra a mulher, preconceito racial, mediação de conflitos e consumo consciente sustentável.

Convivência

Para o gerente de Políticas de Direitos Humanos, Dario Coelho, esse projeto tem uma função social importante pois, através das oficinas e demais atividades, alunos e alunas são preparados para a convivência numa cultura de diversidade e de direitos.

Segundo ele, saber conviver com a diversidade não é uma tarefa fácil porque desafia as pessoas a questionar constantemente os valores, a rever posicionamentos e a incorporar novas crenças àquelas já existentes, e muitas vezes, cristalizadas dentro delas.

"No atual modelo de sociedade, precisamos buscar uma cidadania cada vez mais ampla, com o objetivo de vivermos numa cidade mais justa e mais humana, onde as diferenças, de fato, sejam valorizadas, reconhecidas e respeitadas", explicou.

Projeto

Desde 2010, a Semcid, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seme), realiza o projeto Cidadania Fundamental. As ações são direcionadas a estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do 9º ano (ou 8ª série) do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Vitória. Para os alunos da EJA, a dinâmica do projeto é diferenciada, adequando-se às particularidades desse público. 


Voltar ao topo da página