Notícias

Estátua Pio XII: monumento é entregue após ser todo restaurado

Publicada em 17/10/2017, às 17h48 | Atualizada em 17/10/2017, às 18h10

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Estátua PIO XII
Prefeito Luciano Rezende e arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, participaram da entrega da restauração da estátua Papa Pio XII

Foi entregue, na manhã desta terça-feira (17), a estátua restaurada do Papa Pio XII, localizada na praça homônima, no Centro. O monumento, que é uma escultura datada de 1964 de autoria do italiano Carlos Crepaz, foi restaurado em 40 dias pelo artista Sandro Novaes e exigiu um trabalho minucioso em função da riqueza de detalhes no cimento branco.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, destacou a importância do restauro da estátua para a capital. "Essa estátua simboliza a relação do Papa Pio XII com a cidade de Vitória e com o mundo, com a defesa da vida, que é um dos maiores fundamentos do cristianismo, junto com o amor. Esta entrega é um gesto de recuperação da cultura e do patrimônio da cidade de Vitória".

"É uma grande honra ser secretário de Cultura e fazer uma entrega como esta. Eu fico muito orgulhoso de entregar esta estátua ao povo capixaba e, em especial, à Arquidiocese de Vitória. Esperamos que sua beleza seja mantida, já que não é apenas um símbolo religioso, mas também cultural", disse o secretário de Cultura, Francisco Grijó.

O arcebispo de Vitória, dom Luiz Mancilha Vilela, também participou da solenidade de entrega. 

Restauro

Foto Divulgação
Estátua Pio XII antes do restauro
Estátua apresentava pichações e problemas na estrutura da mão e brasões

O trabalho de restauro da estátua Pio XII foi realizado pelo artista Sandro Novaes, em parceria com a também artista Andreia Falqueto, e consultoria de José Carlos Vilar. O serviço contou com o apoio do Banco do Brasil.

A equipe identificou pichações na base do granito e em quase toda a extensão da obra. Na sequência, aconteceu o trabalho de remoção de forma cuidadosa, em função do material poroso que constitui a obra.

Após a primeira etapa, os artistas partiram para a identificação do estado em que se encontrava a escultura. Foi identificada pintura inadequada com excesso de massa, o que impedia ver os detalhes em “renda” do manto papal, além de mofo e sujeira acumulados com a ação do tempo, que foram retirados com uma espátula pequena para não interferir nos detalhes da obra. Essa etapa foi finalizada com uma lavagem.

Depois foram identificados problemas na estrutura da mão esquerda e nos brasões da base de granito. O dedo da mão esquerda foi reconstruído e o brasão papal passou por reparos que o recolocaram na sua forma original.

A última etapa de trabalho se deu com uma nova pintura com cimento e tinta branca nos brasões, nova pintura com tinta na escultura e aplicação de cera e polimento na base de granito, deixando o monumento pronto para ser entregue a cidade.


Voltar ao topo da página