Notícias

Estações de bombeamento em pleno funcionamento para escoar água das chuvas

Publicada em 18/05/2019, às 11h28 | Atualizada em 18/05/2019, às 11h36

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Estação de bombeamento
Estações de bombeamento estão em pleno funcionamento para escoar água das chuvas

Lua cheia, maré alta, entulhos nos bueiros e redes de drenagem e volume de chuva cinco vezes maior do que o previsto (nas últimas 24 horas, 249 milímetros). Fatores que contribuíram para que várias vias de Vitória amanhecessem alagadas.

Apesar dos alagamentos, a Prefeitura de Vitória informa que as seis estações de bombeamento estão operando com capacidade máxima para retirar das galerias as águas das chuvas.

São elas: Estação Doutor Antônio Ferreira da Silva, em Santa Luiza; Estação Praia do Canto; Estação Bento Ferreira; Estação Santa Lúcia; Estação Viaduto da Ufes; e Reservatório do Horto de Maruípe. 

Equipes de várias secretarias estão nas ruas desde cedo para tentar minimizar os transtornos. A Central de Serviços faz desobstrução de vias mais afetadas.

Defesa Civil

Já a Defesa Civil faz o monitoramento das áreas de risco. A orientação é que situações como deslizamento, rolamento de blocos e quedas de barreiras sejam comunicadas imediatamente ao órgão, por meio do telefone 24 horas: 98818-4432.

Aplicativo alerta sobre deslizamento

Em Vitória, os moradores que possuem o aplicativo Vitória Online em seus celulares recebem alertas de deslizamento de terra ou rolamento de rochas em áreas de risco da capital. A ferramenta vai ao encontro do conceito de cidade inteligente.

O alerta faz uma integração com as seis estações. Em caso de estado de alerta, uma notificação é enviada automaticamente para todos os cidadãos que têm o aplicativo e estão localizados dentro de uma área definida pela Defesa Civil em relação ao local monitorado.


Voltar ao topo da página